O email marketing é uma ferramenta indispensável no relacionamento da marca com o público-alvo. Por mais que as redes sociais cresçam cada dia mais, o email ainda é muito utilizado. Sendo, inclusive, o requisito para se cadastrar nessas plataformas.
Seja para a comunicação pessoal, empresarial, ou até mesmo para receber conteúdos promocionais, o e-mail ainda é um dos canais mais acessados pelos usuários.
No entanto, ao colocar uma campanha de e-mail marketing em prática, podem haver frustrações em relação aos resultados, que muitas vezes não correspondem às expectativas e metas.
Métricas como a taxa de abertura, cliques em links e descadastro podem ser afetados por detalhes que fazem toda a diferença.
A seguir listaremos os cinco erros mais comuns na hora de executar uma campanha de email marketing. Acompanhe.
O que você verá nesse post
Não trabalhe com uma base de e-mails “suja”
Denomina-se “suja” uma base de emails que não está atualizada ou que foi comprada. Sim, aquele arquivo com 100.000 contatos que você comprou, mas não tem a mínima ideia de onde vieram.
Ao enviar uma newsletter para essa base (comprada ou antiga), possivelmente uma parcela não abrirá o seu e-mail, ou pior, indicará como “spam”. Com isso, sua conta sofrerá algumas penalidades, comprometendo a credibilidade do envio.
Qualquer forma que inviabilize a entrega do email, seja pela classificação como spam ou porque a conta não existe mais, contabilizará como “hard bounce“.
E como dito anteriormente, essa classificação compromete a credibilidade do seu domínio e o seu IP. Assim, podendo fazer até que os emails “sadios” não recebam a sua newsletter.
Portanto, de forma alguma utilize uma base de emails que não interagiram com você. Para aprender a criar a sua própria lista de email, confira esse artigo em nosso blog.
Trabalhe o assunto para que seja bem atrativo
Preocupar-se com o assunto é fundamental, já que ele será a primeira oportunidade de chamar a atenção do usuário para seu email marketing. Como dito anteriormente, o volume de emails recebidos por dia é tão grande que muitos não são lidos e sequer notados.
Ser criativo na hora de definir o assunto poderá ser decisivo para a abertura da mensagem. Ele não deve ser muito longo e precisa ser direto.
Alguns recursos, como o senso de urgência, podem funcionar nesse sentido. Para tal, use expressões como “promoção por tempo limitado”, “oferta expira em x horas”, “24h de descontos“, entre outras.
Um dica importante também é trabalhar com Teste A/B do assunto do e-mail, algumas ferramentas possuem essa função nativa. Sendo necessário somente que você escreva dois assuntos e a ferramenta enviará o “assunto A” para metade da sua base, e o “assunto B” para a outra metade.
Essa é uma excelente maneira de você analisar qual a comunicação performa melhor entre os seus contatos. 😉
O remetente não parece ser real
Usar e-mails com nome de “naoreponda@” ou “no-reply@” não é bom para a sua campanha de email marketing. O melhor é usar emails com nomes de pessoas reais como remetente das mensagens.
Essa prática gera mais confiança. Porque indica que a interação está acontecendo com alguém real do outro lado da tela e não com uma máquina, o que gera mais empatia.
É recomendável, ainda, que exista a assinatura desse remetente, com nome, sobrenome, foto e contato ao final da mensagem de e-mail. Assim, reforçando essa proximidade com o leitor.
Não se esqueça dos botões com chamadas para ação
Nunca se esqueça de colocar botões de chamada para a ação no corpo do seu email marketing. Afinal, eles são fundamentais para influenciar o lead a agir de acordo com os objetivos do seu planejamento.
Se você deseja que ele baixe um material rico, que responda a uma pesquisa ou que confira os novos artigos do seu blog, deixe isso claro por meio dos botões de chamada para ação.
Crie um layout atrativo
Elementos relacionados ao design podem contribuir muito para que a mensagem seja agradável de ser lida. E mais; que convençam à executar uma ação.
Levando em consideração as newsletters das lojas de roupa, repare bem como os e-mails são visualmente leves. Existe uma produção e preocupação com as fotos para que sejam de qualidade e estimulem o leitor a visitar o site.
Justamente por envolver o design nesse momento, crie, brinque, teste. Nem sempre um email marketing que envolveu uma produção fotográfica em estúdio, trará melhores resultados do que um email que soube trabalhar a foto tirada através de um celular, em um ambiente bem iluminado, que tem todo um contexto com a mensagem e ao final soube conduzir o leitor até a ação final.
Com base nessas dicas, certamente você terá condições de criar campanhas de email marketing cada vez melhores. Com atenção a esses pontos, as suas métricas e resultados serão aprimorados e você conseguirá conduzir corretamente o seu lead pela jornada de compra.
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