E aí pessoal, blz?
Vamos aprender hoje como linkar o Google Webmaster Tools e o Google Analytics, duas poderosas ferramentas do Google para desenvolvedores e profissionais de web e marketing que temos por aí.
Um pouco de história
Para começar, vamos a um breve resumo do que são essas ferramentas. É legal que você entenda como essas ferramentas funcionam e para que servem. Vamos lá.
Google Analytics
O GA é uma ferramenta gratuita de análise de comportamento do Google que tem como foco monitorar as atividades dos usuários em um determinado site. Essa análise é bastante profunda e conseguimos obter relatórios poderosos que vão além das taxas de visitação como, por exemplo, as tecnologias utilizadas pelo usuário ao acessar, de onde ele vem, qual o caminho traçado por ele para chegar a uma determinada ação (conversão), entre muitos outros.
Com os relatórios do GA você poderá conhecer melhor o público que acessa o seu site, além de perceber algumas falhas importantes no seu site. Com eles você poderá planejar estrategicamente qual rumo seu site irá tomar visando sempre o comportamento do usuário.
Google Webmaster Tools
GTW é outra importante ferramenta do Tio Google, também gratuita, porém com o foco maior nos desenvolvedores.
O software apresenta dados e diagnósticos sob o ponto de vista do SEO, afim de te dar uma força na hora de otimizar o seu site. Lá você consegue ter um suporte muito bacana.
A ideia do Google é tentar te ajudar ter sites mais amigáveis e compatíveis com suas diretrizes. Lá você encontrará recursos interessantes como envio de sitemaps, verificação de títulos e conteúdos duplicados no site, relatórios de desempenho com palavras chave, entre outros.
Conhecer bem esses softwares não é um diferencial, é uma obrigação para gerenciar mensurar bem os resultados de suas campanhas de SEO. Se você não conhece, não seja preguiçoso. Aqui estão os links:
GA – http://www.google.com/analytics/
GWT – http://www.google.com/webmasters/
Not Provided
Antes da mágica do Gandalf, existe um detalhe importante a ser discutido: Porque e para que eu faria isso (WTF)?
Simples, em 2011 o Google anunciou uma mudança significativa em relação aos dados coletados dos usuários logados em suas pesquisas, criptografando esses resultados e deixando de exibir as milagrosas palavras-chave nos relatórios do Google Analytics.
Foi aí que nasceu o Not Provided, um cara chato de mais e logo após a polêmica das espionagens, junto à uma imensa vontade do Google de entregar visitas por meio de Links Patrocinados, em 2013 o Google converteu todas as páginas de resultados e de seus serviços para HTTPs.
Ou seja, agora tudo é retornado em cima de um ambiente seguro, o que faz o seu camarada not provided aumentar a cada dia.
Com isso houve uma perda para nós em relação aos relatórios do GA, que passaram a ter menos informações sobre as palavras-chave buscadas pelos visitantes.
Google Analytics e Webmaster Tools, um casamento bacana
Pois é, meninos e meninas, uma vez que vocês conhecem um pouco sobre os dois softwares podemos aprofundar um pouquinho em nossas estratégias de Marketing Digital.
Unir o Analytics e o GTW é um recurso muito bom para contornar o not provided, pois os dados gerados pelo GTW serão processados e se transformarão em um bom material para análise.
Unindo o Google Analytics e o Google Webmaster Tools
Obs: é importante que você utilize o mesmo email tanto para o GA quanto para o GTW, pois você está linkando dois serviços de uma conta no qual você é o proprietário ou usuário autorizado.
Passo 1
No menu localizado à esquerda, clique e expanda o item Aquisição (Traffic Source), em seguida faça o mesmo com Otimização de mecanismos de pesquisa (Search engine optimization) e clique em Consultas (Queries).
Passo 2
Configure como achar melhor e clique em EDITAR, no final da página:
Passo 3
O GA irá te redirecionar para uma janela do GTW, onde será possível escolher qual conta será vinculada.
Passo 4
Clique em salvar e, na próxima tela, salvar de novo.
Feito isso, ao acessar o mesmo relatório em Aquisição (Traffic Source > otimização de mecanismos de pesquisa (Search engine optimization) > Consultas, você verá a mágica! Uma lista de palavras-chave vindas diretamente do GTW.
Conclusão
É isso aí pessoal! Agora já rola de utilizar esses dados essenciais que temos de forma conjunta e gerando valor para as suas estratégias de SEO e Marketing Digital.
É uma coisa simples, mas que traz um enorme benefício.
Deixo para vocês aqui um referencial bacana para aprofundar:
http://moz.com/blog/100-percent-keyword-not-provided-whiteboard-tuesday
http://moz.com/blog/what-is-seo-now
Espero que gostem e que seja útil para vocês, vlw!