As palavras de transição para o SEO fazem parte dos padrões do plugin Yoast para analisar se um conteúdo está dentro dos padrões e das boas práticas, visando o melhor ranqueamento e, consequentemente, a melhor performance.
No entanto, mesmo para alguns profissionais experientes de marketing de conteúdo, inclusive redatores, essas palavras ainda geram algumas dúvidas. Afinal, o que são as palavras de transição? Qual a real importância para o desempenho de um conteúdo? Como otimizar um conteúdo visando o SEO?
Leia esse conteúdo até o final e encontre a resposta para essas e outras perguntas, além de alguns detalhes essenciais para entender tudo sobre o assunto.
O que são palavras de transição para o SEO?
As palavras de transição para o SEO são termos ou expressões usados em conteúdos web como blogs, sites e landing pages para conectar ideias, parágrafos ou seções. Essas palavras são essenciais para deixar o texto mais coeso e para facilitar a compreensão do leitor.
Além disso, essas palavras desempenham um papel fundamental na otimização de conteúdos para mecanismos de busca, como o Google. A seguir vamos entrar nos detalhes, porém, vale dizer que elas ajudam a melhorar a estrutura do texto e a sinalizar aos algoritmos de busca que o conteúdo é bem organizado e relevante para tópicos específicos.
Principais palavras de transição para o SEO:
Existem diferentes tipos de palavras de transição que podem ser usadas em diferentes contextos. Abaixo, listamos as principais palavras de transição para o SEO, ou melhor, aquelas que são mais utilizadas em conteúdos:
- Além disso.
- Dessa forma.
- Também.
- Por outro lado.
- Entretanto.
- Portanto.
- Consequentemente.
- No entanto.
- Por fim.
- Portanto.
Vale destacar que cada palavra serve para algum sentido no texto. Algumas servem para sugerir a ideia de adição de uma ideia, como por exemplo “além disso”, outras para proporcionar contraste em pontos como “por outro lado”.
Temos também termos que servem para detalhar causa e efeito como “portanto” e ainda para indicar a conclusão de um pensamento como “por fim”.
Qual a importância das palavras de transição para o SEO de um conteúdo?
O principal impacto das palavras de transição para o SEO está relacionado com a legibilidade de um conteúdo. Legibilidade pode ser entendida como a capacidade de um texto ser facilmente entendido e compreendido.
Além disso, esse termo também está relacionado com a facilidade de busca de uma parte relevante dentro de um conteúdo.
Sabemos que os mecanismos de busca, sobretudo o Google, colocam a experiência do usuário como um dos aspectos mais importantes para a definição de um bom conteúdo. Assim, a legibilidade é um fator determinante para o ranqueamento e para a boa performance de um blog post ou outro texto para web.
Na prática, quando um usuário encontra informações de forma rápida e direta em um conteúdo, a experiência tende a ser melhor, consequentemente teremos uma maior indicação sobre a qualidade do conteúdo. No final, o próprio Google, ou outro mecanismo, passa a indicar esse conteúdo, afinal, entrega o que o usuário procura de forma legível.
Como utilizar as palavras de transição em um conteúdo de Blog?
Assim como em outros conteúdos que você encontra aqui no Blog da Assoweb, é preciso dizer que não existe uma fórmula mágica para utilização das palavras de transição para o SEO.
Como um dos objetivos é deixar o texto mais fluido e fácil de ser entendido, esse uso depende quase que exclusivamente do contexto e da capacidade de produção do redator ou da pessoa responsável pela produção desse conteúdo.
Porém, vale a pena deixar claro que colocar muitas palavras de transição em um texto apenas por colocar não vai fazer com que seu conteúdo tenha um resultado melhor. Inclusive, pode ser que aconteça o contrário, o texto fique mais complicado.
Assim, é essencial que você utilize boas práticas de produção textual na hora de pensar em um conteúdo para web. Nesse momento, contar com um especialista é essencial, afinal, além do conhecimento sobre o tema, há também o conhecimento sobre as boas práticas de escrita.
No final, como o ranqueamento é essencial para sua estratégia de Inbound Marketing não tem como escapar da boa utilização das palavras de transição para o SEO. Por isso, contar com uma Agência especializada como a Assoweb é, sem dúvidas, o melhor caminho para conseguir bons resultados.