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Agência Assoweb

Presença Digital: o que é e como construir

Presença Digital: o que é e como construir

Se sua empresa possui um site, perfis em várias redes sociais e você acredita que postar esporadicamente já é o suficiente para manter uma presença digital na rede, sinto muito em dizer que não é bem assim.

Quando tratamos do valor de marca na internet, precisamos levar em consideração alguns pontos que vão realmente colaborar para o sucesso do seu negócio e a boa reputação da sua marca.

Quer saber como construir a sua presença digital, gerar valor de marca para a sua empresa e ainda por cima aumentar a performance de vendas? Continue a leitura. 😉

O que é essa tal presença digital?

Por mais que este conceito seja um pouco amplo, a presença digital de uma empresa é como ela se posiciona na internet, como ela utiliza os meios digitais para se comunicar e se relacionar com os seus clientes.

Não é de hoje que o consumidor possui todas as informações a um clique de distância, tudo na palma da mão. Antes de qualquer compra, as pessoas buscam por informações e avaliações na internet e ainda assim, é um diferencial aquela empresa que está participando ativamente na web; se relacionando e se envolvendo com os seus clientes e possíveis clientes.

E justamente nesta etapa em que as pessoas possuem infinitas opções, marcas, serviços e produtos para avaliar e se relacionar, criar um posicionamento digital forte e positivo não é nada fácil.

Por que é importante ter uma boa presença digital?

Porque seus clientes estão nas redes sociais (e os seus concorrentes também!). Simples assim! Independente do seu segmento de atuação, seus clientes em dados momentos estarão na internet e é justamente neste momento em que você não “ouve” o que ele tem a dizer é que sua empresa não gera valor, não é vista, não fideliza um cliente; consequentemente vende menos também.

Segundo a pesquisa realizada pelo IBGE, o Brasil é o 4º país em número de usuários na internet, sendo que mais de 63% dos domicílios tem acesso à internet! São mais de 100 milhões de brasileiros! Alguma dúvida de que seu cliente está na internet?

Por isso é muito importante ter uma estratégia digital bem estruturada e amadurecida para se relacionar corretamente com a sua persona, desenvolvendo e entregando conteúdos necessários de acordo com a sua jornada de compra e também resolvendo os seus problemas.

Quando dizemos que uma presença digital é capaz de fidelizar um cliente, esteja ciente que “fidelizar” vai muito além de ter um cliente com vendas recorrentes, uma boa estratégia focada na presença digital da empresa, permitirá criar fãs e defensores da sua marca.

Um outro ponto muito importante sobre uma boa presença digital é que através dela a empresa conseguirá transmitir todos os seus reais valores e expressar claramente a forma como quer se posicionar no âmbito digital e como ela se porta no meio comercial.

Muitas empresas citam como valores: ética, compromisso com o cliente, transparência, termos “genéricos” que na verdade deveriam ser o básico, a essência de toda e qualquer empresa. Ser ético, transparente e justo com o cliente não é mais do que o seu dever.

Como construir a sua presença digital

Quando decidimos iniciar um trabalho focado em presença digital, devemos estar atentos à tudo o que a empresa representa, levando em conta sua identidade, sua maneira de prestação de serviços, sua cultura, entre outros aspectos que a moldam. Pensando nisso, podemos citar alguns pontos que podem te ajudar nesse processo, tornando-o mais sólido, mais forte e coerente. São eles:

Não existe uma regra para isso devido ao fato de que, assim como as pessoas, as empresas são muito peculiares e externar essas peculiaridades e toda essa identidade e posicionamento, exige muita atenção. Por isso, comece pensando nesses 4 pontos e, em seguida, expanda sua análise.

Valor de marca e posicionamento

Um erro muito comum em relação ao posicionamento das marcas é a maneira como elas escolhem seus canais de comunicação, principalmente no que diz respeito às redes sociais.

Muitas vezes por estarem iniciando no marketing digital, criam perfis/páginas em todas as redes sociais sem qualquer estratégia ou orientação. O que pode não ser muito adequado.

Para iniciar uma comunicação assertiva, deve-se trabalhar primeiramente com a sua persona, desta forma você entenderá o seu público prioritário e terá melhores condições de decidir em quais redes sociais estará presente para se comunicar com ele.

Brand Voice

Um detalhe importante sobre o posicionamento, e que geralmente passa desapercebido, é linguagem utilizada para se expressar. E para corrigir isso, utilizamos uma ferramenta chamada Brand Voice.

A brand voice nada mais é do que, a personificação da marca por meio da linguagem e da cognição. Segundo Tzevetan Todorov, famoso filósofo, a identidade passa pela construção da linguagem.

Já estamos cheios de marcas e conteúdos genéricos na internet. Por isso, seja único e posicione-se de maneira única e você terá uma boa base para uma presença digital sólida.

Conteúdo

Não é porque seu concorrente publica memes, que você também deverá publicar. Likes nas redes sociais são métricas de vaidade, estabeleça suas métricas e trabalhe de acordo com a sua persona para criar os seus conteúdos e a sua presença digital.

Trabalhar com conteúdos que irão sanar as dúvidas do cliente, demonstrando todo o seu conhecido e credibilidade criarão sua reputação, melhorando assim cada vez mais o seu engajamento nas redes sociais e também o seu posicionamento nos mecanismos de buscas.

E é claro que, apresentar as suas soluções, o que a sua empresa tem a oferecer é muito importante. Neste caso tratamos como um conteúdo de fundo de funil, apresente casos de sucesso, clientes que utilizaram e/ou utilizam suas soluções e tiverem boas experiências, excelentes retornos.

Relacionando com os clientes

Como você gosta de ser tratado? Pense nisso. Do que adianta ter uma comunicação envolvente em seu blog, nas redes sociais, mas o seu retorno por email não é eficaz?

Construir uma relação é um trabalho a longo prazo que poderá se perder facilmente, o relacionamento é fundamental para você consolidar a sua presença digital, criando fãs da sua marca e da sua empresa.

Concentre-se em criar experiências memoráveis em todos os momentos, mesmo que isso signifique trabalhar com poucos canais. Por mais repetitivo que isso pareça, estude, compreenda, viva a sua persona. Ela ditará como se portar.

Algumas empresas cometem o erro de se relacionarem e darem atenção até o momento da aquisição do produto/serviço, mas o pós venda fica a desejar. E este é um dos pontos que mais podem gerar crises, nenhum cliente pode ser tratado com apenas mais um número para a empresa.

Internet como meio de geração de negócio

A internet é hoje o principal meio de geração de oportunidade de negócios do mundo. Se analisarmos todo um processo de compra, veremos que grande parte dessa cadeia se dá na internet.

Dentre os 100 milhões de brasileiros na internet, em 2016 50% do tráfego em sites era proveniente de dispositivos móveis. E o seu site, como está? Você está preparado para receber esse tráfego?

Ter um site desenvolvido focado na experiência do usuário, que seja responsivo, aumentará significativamente as suas conversões também.

Seus clientes poderão tirar suas dúvidas, conhecer melhor a sua empresa e finalizar a compra de forma bem mais intuitiva.

Você pode testar o quão Mobile-Friendly é o seu site utilizando a ferramenta do Google para teste de compatibilidade com dispositivos móveis.

Como posso melhorar minha estratégia digital?

Uma estratégia bem elaborada, não deixa dúvida sobre a imagem que a marca quer passar ao mercado. Tudo que envolve o relacionamento com o cliente e a escolha acertada dos conteúdos disponibilizados em cada canal na internet devem ser medidos e organizados de acordo com a estratégia digital.

Produzir conteúdo que resolva as dores do seu público. Fator esse que propiciará relevância, confiabilidade e engajamento para a sua audiência. Uma das maneiras mais básicas para se destacar é promover a credibilidade e o conhecimento que seu negócio detém do produto ou serviço.

Questione a si mesmo por que as pessoas devem fechar negócio com você e não com a empresa X ou Y. Tenha empatia neste momento, este detalhe fará toda a diferença.

Lembre-se de se manter alinhado com a sua persona e compreender qual é o lugar dela na jornada de compra.

Como você deve ter percebido; para que a sua presença digital seja imponente, seguramente vai exigir atenção a questões fundamentais ao marketing digital.

 

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