Alcançar um bom posicionamento no Google é o objetivo de todos os profissionais que contam com estratégias de conteúdo. Na prática, além de ter conteúdos de valor, você precisa ter um processo de SEO constante e eficiente, afinal, a concorrência é pesada.
Não há uma fórmula mágica. É preciso muito esforço e entendimento sobre o funcionamento dos algoritmos do Google para chegar à primeira página e alcançar as primeiras posições. E é preciso mais esforço ainda para se manter no topo.
Por isso, não há outro caminho. É preciso entender sobre SEO. Se você ainda não entende como Search Engine Optimization pode te ajudar atualmente, não se preocupe. A seguir vamos te explicar alguns detalhes.
Como o SEO contribui para o posicionamento do Google
Vamos te apresentar algumas etapas do processo de SEO para que você entenda como ele colabora para bom o ranqueamento do seu site.
SEO para pesquisa de palavras-chaves
A criação conteúdo é um dos pilares de uma boa estratégia de Inbound Marketing, tanto é que o marketing de conteúdo é uma das principais tendências do marketing digital há algum tempo. No entanto, não adianta criar conteúdos para termos o que ninguém procura.
Fazer SEO é pensar nos principais termos procurados para produtos, serviços, dores e soluções relacionadas ao seu negócio e, a partir disso, é necessário criar bons conteúdos para buscar um bom posicionamento no Google.
SEO para otimização de páginas
Além de questões voltadas ao conteúdo como palavras-chave e links, fazer SEO é também olhar para a estrutura do seu site, afinal ela é a base. O motivo é muito simples: questões como o tempo de carregamento, tamanho das imagens e responsividade do site impactam diretamente na performance do seu site.
Por isso, ao contar com uma estratégia bem estruturada de SEO você conta também com ações rotineiras para melhorias em seu site. Como falamos, o impacto é sentido nos conteúdos, mas também em outras áreas do site.
Um site mais rápido e otimizado tende a apresentar melhor performance no Google, e com isso atrair mais atenção de visitantes, leads e clientes.
Dicas práticas de SEO
Agora que você sabe a importância do SEO para posicionamento no Google, mas também para a construção das páginas do seu site e para a pesquisa de palavras-chave, vamos deixar algumas dicas práticas para você utilizar.
Lembrando que não existe nenhuma fórmula mágica e que, constantemente, acontecem atualizações no algoritmo do Google. Então, além dessas dicas, é fundamental acompanhar as novidades e sempre entender os novos fatores que estão interferindo em posicionamentos de conteúdos.
1. Otimize seus conteúdos
Se você já possui uma rotina de produção de conteúdo há um tempo, chegou a hora de otimizar os conteúdos. Aqueles conteúdos que você escreveu há dois anos, precisa de uma atualização para voltar a apresentar bons resultados.
Por isso, separe um tempo para olhar para os conteúdos e palavras-chave mais importantes e entender o que você já possui. Depois disso, vale a pena incrementar o conteúdo, colocar vídeos.
2. Invista no compartilhamento e interação
Conteúdo que é compartilhado em outras plataformas e que conta com bom número de interações tende a se destacar na pesquisa do Google. Por isso, vale a pena criar um processo para constantemente promover seus melhores conteúdos e fazer com que cheguem a um número maior de pessoas.
Esse compartilhamento pode acontecer via e-mail, redes sociais e até mesmo Whatsapp, a ideia é mostrar que o conteúdo é vivo e que serve para muitas pessoas como referência.
3. Conte com especialistas
Fazer SEO é um processo que exige conhecimento, tempo, ferramentas e seriedade, por isso, contar com uma agência qualificada e com profissionais competentes para realizar essas ações é uma dica primordial.
Aqui na Assoweb, SEO é um tema levado a sério. Além de utilizarmos as últimas atualizações e melhores práticas como base para nossos clientes, diariamente, estamos de olho para trazermos o que é relevante.
Por isso, em nosso Blog, você encontra informações e dicas para utilizar em seu planejamento de SEO. Assine nossa newsletter e receba esses conteúdos em primeira mão para não perder nenhuma oportunidade e saber o que é preciso para buscar a primeira posição do Google.