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O que é o Google Analytics e como instalá-lo no seu site

O que é o Google Analytics

Se o site da sua empresa não possui o Google Analytics instalado, saiba que você está perdendo informações importantes por parte de seus clientes. Ferramenta indispensável, o Google Analytics permite você analisar quando, como e de onde vieram esses os acessos. Neste artigo iremos abordar o que é o Google Analytics, seus benefícios e claro; como instalá-lo em seu site. Confira abaixo.

O que é o Google Analytics

O Google Analytics, carinhosamente também chamado de GA, é uma ferramenta do Google para o monitoramento do tráfego de sites e apps. Ele coleta dados relativos às visitas e ao comportamento dos usuários e disponibiliza tudo isso em relatórios fantásticos.

É uma ferramenta indispensável para você entender o tráfego do seu site, compreender melhor a sua audiência e acompanhar métricas de marketing digital. Afinal, o que não é medido não é gerenciado.

Essa é a cara inicial do GA, onde já é possível ver o número de visitas diárias, visitantes novos e recorrentes, entre outras métricas. Monitorar a performance das ações de marketing é algo básico para qualquer negócio que queira ter sucesso utilizando a internet. Mas não se preocupe, vamos te mostrar como ele funciona e como instalá-lo no seu site.

Como funciona o Google Analytics

A estrutura básica é bem simples: Conta principal > Propriedades > Vistas de Propriedades.

A conta principal é a que irá gerenciar tudo, sendo possível até mesmo ter mais de uma propriedade cadastrada. Algumas configurações podem ser feitas diretamente no nível de conta, como mostraremos mais adiante. Para criar uma conta você deve utilizar, obrigatoriamente, um e-mail do Google ou do G-Suite.

Já as propriedades, são instâncias a serem monitoradas, ou seja, nossos sites e apps. Sua conta no GA não se limita a um site. Você pode ter várias propriedades dentro de uma mesma conta, desde que você às cadastre e configure corretamente.

As Vistas de Propriedades são a visão final, utilizada para nortear os relatórios. Lá estão as configurações de e-commerce, acompanhamento de conversão, entre outras coisas.

O legal é que você pode controlar o acesso de usuários nesses 3 níveis caso possua mais colaboradores na equipe de marketing; podendo assim gerenciar melhor o que cada um pode ver ou fazer com os dados do tráfego do seu site.

Código de rastreamento do GA

Você deve estar se perguntando: “Ok, mas como ele capta todos esses dados?”, a resposta é simples; por meio do código de rastreamento. Uma snippet de código que deve estar em todas as páginas a serem monitoradas. Nele, podem ser feitas configurações adicionais mais avançadas com o intuito de personalizar ou expandir a coleta de dados.

Esse código é composto por um ID de Acompanhamento, cada propriedade possui um ID diferente. Sua composição é a seguinte:

O código de rastreamento é igual para todas as contas. O que muda é o ID de Acompanhamento com os dados da sua conta e propriedade.

Motivos para usar o Google Analytics

Com certeza existem muitos motivos para se utilizar o GA, mas vamos analisar do ponto de vista do seu negócio. Será que faz sentido para mim, saber o volume de visitas que o meu site teve no mês? Faz sentido eu saber se ele usa o computador ou um dispositivo móvel? Será que ele usa iPhone?

E a pergunta mais importante: Será o que o meu site cumpre bem o papel dele, seja vendendo, seja recebendo pedidos de orçamento ou gerando visibilidade para a minha marca?

Todas essas perguntas podem ser facilmente respondidas abrindo o Google Analytics. Com o GA é possível acompanhar o comportamento do seu público em seu site.

Entendimento de Métricas obrigatórias

Primeiro, é sempre legal alinharmos o quanto é importante mensurarmos as informações obtidas. Se você está começando agora sugiro a leitura deste post sobre KPIs.

Alinhamento feito, sabemos que algumas métricas, se analisadas do ponto de vista do resultado final, tornam-se métricas de vaidade. Até porque, não adianta ter 1.000.000 de acessos no mês e não vender nada.

Mas conhecer os números do seu site é tão obrigatório quanto conhecer os números do seu negócio. Alguns números interessantes facilmente encontrados no GA:

Essas informações são básicas, mas devem ser acompanhadas de perto. O conhecimento prévio destes dados, abrirão portas para compreender o métricas avançadas e melhorar a sua estratégia.

Acompanhamento de conversões

Esse é um dos motivos principais para se usar o Google Analytics. Exige uma configuração um pouco mais avançada, mas já imaginou saber que 50% dos formulários de orçamento preenchidos em seu site foram de usuários vindos do Facebook?

Muito legal, não é? Uma conversão (caso você não saiba) é uma ação que desejamos que o usuário faça em no nosso site. Um bom exemplo, como citado acima; é o preenchimento de um formulário de orçamento. Uma compra realizada em uma loja virtual (e-commerce) também é outro exemplo.

Entender o comportamento do Usuário

Comportamento é a palavra chave para criar experiências incríveis. Entender pessoas não é uma tarefa fácil, mas a análise de dados facilita, e muito, esse processo.

Com o Google Analytics é possível entender muito do comportamento dos visitantes de um site ou app. Inclusive, é uma ferramenta incrível para te ajudar na criação da sua persona.

Dados como horários de maior acesso, categorias de afinidade, páginas mais acessadas, fluxo de páginas acessadas, entre outras informações, vão te deixar muito mais ciente de quem é o seu cliente e como ele interage com o seu site.

Como instalar o Google Analytics no seu site

Agora que você já sabe para que serve o Google Analytics, como ele funciona e viu alguns bons motivos para utilizá-lo, chegou a hora de aprender a instalá-lo no seu site. Temos 2 formas de instalar o GA:

  1. aplicando o código nas páginas do site ou;
  2. via Google Tag Manager.

Abordaremos apenas a versão básica. Mas depois voltamos para mostrar como instalar o Google Analytics via GTM.

Como fazer a configuração básica do Google Analytics

Crie ou faça login na sua conta do Google Analytics. Para isso, basta acessar o site: https://analytics.google.com. Independente da opção escolhida, você precisará utilizar uma conta do Google (Gmail) ou G Suite.

Após criar sua conta clique em “Começar avaliação“.

Logo após, você será redirecionado para um formulário básico com 3 etapas para cadastrar sua conta e da primeira propriedade (site ou app). Preencha-o com seus dados e prossiga. Caso você tenha dúvida, veja as imagens de exemplo:

Primeiro passo:

Segundo Passo:

Escolha o tipo do seu projeto, em nosso caso será Web.

Terceiro passo:

  1. Dê um nome para o seu site;
  2. Selecione o protocolo correto para o seu site e informe o seu domínio;
  3. Escolha uma das categorias disponíveis na qual o seu negócio se enquadra;
  4. Escolha o seu fuso horário para exibição de dados.

Obs.: Note que na URL do site existem dois modelos de protocolo, você sabe a diferença entre eles? Você sabe o que é https? Confira em nosso blog um artigo explicando o que é https e como funciona esse protocolo de segurança.

Feito isso, um código de rastreamento será criado juntamente com um ID de acompanhamento da propriedade que você acabou de cadastrar.

Agora basta fazer a inserção do código nas páginas do seu site. O Google recomenda que o código seja instalado logo após a abertura da sessão <head> das páginas web.

Feito isso, será necessário aguardar um prazo de 24h para o início da coleta de dados.

Como instalar o Google Analytics no WordPress

A instalação do código de rastreamento pode ser um pouco diferente, pois você pode instalá-lo da maneira convencional, com um programador inserindo o código, ou utilizando um plugin para o WordPress.

Esse é um dos maiores benefícios de se ter um site em WordPress. Várias integrações são facilitadas por plugins e podem ser feitas por qualquer pessoa, sem nenhuma necessidade de conhecimentos técnicos de programação.

Nós recomendamos o plugin Google Analytics Dashboard for WP (GADWP), do Alin Marcu. O legal desse plugin é que ele, além de muito bem avaliado, possui atualizações frequentes e conta com suporte a vários idiomas.

Para instalá-lo basta ir ao repositório de plugins do seu site em WordPress em Plugins > Adicionar novo.

Na caixa de busca, digite “Google Analytics Dashboard”. Uma lista com vários plugins aparecerá na página. Vá até o box do plugin Google Analytics Dashboard for WP (GADWP).

Clique em “Instalar Agora” e aguarde a instalação.

Após a instalação do plugin, você deverá ativá-lo. Basta clicar em Ativar, conforme a imagem abaixo.

Logo após a ativação, um menu de nome Google Analytics irá aparecer no seu WordPress.

Dica: Ao instalar o plugin, o mesmo estará em inglês, idioma nativo. Para traduzi-lo para o Português, vá em Painel > Atualizações. Logo após, clique em Atualizar Traduções e pronto. Plugin traduzido.

Vá em Google Analytics > General Settings (Configurações Gerais). A configuração é bem simples. Clique em Autorize o plugin e, logo após, em Obter Código de Acesso.

Ao clicar em Obter Código de Acesso, uma nova janela do Google irá se abrir para que você autentique em sua conta do Google, a mesma que você utilizou para criar a conta do Google Analytics.

Nesse ponto, faça o login, clique em permitir e um código será gerado para o acesso. Ele serve como uma chave de acesso do Google para que o plugin possa ler dados sem precisar dos seus dados de usuário e senha. Insira o código no Plugin e salve.

Agora, basta selecionar a sua conta e salvar.

Pronto, seu site WordPress já possui o Google Analytics instalado. O plugin possui algumas funcionalidades legais e você pode conferir aqui.

Google Analytics no E-Commerce

Se você tem um e-commerce, pode usufruir de configurações adicionais que o GA tem para e-commerce. Alguns relatórios do GA são específicos para e-commerce, sendo possível ver dados de conversão, valores, entre outros.

Para ativá-los, basta ir ao menu Administrador, no canto inferior esquerdo. Logo após, em vista da propriedade, clique em Configurações de Comércio Eletrônico. É importante que você confira se está na conta e na propriedade certa.

Ative as configurações e os relatórios de e-commerce. Com eles você será capaz de monitorar o seu e-commerce e entender parte do comportamento de compra dos clientes da sua loja virtual.

Relatórios de produtos mais vendidos, ticket médio, entre outros, são bons exemplos. Veja nas imagens abaixo, um exemplo extraído da conta demo, que falaremos mais adiante.

 

Integrando o Google Analytics com o Search Console

Se com as configurações básicas o Google Analytics já é bom, com alguns ajustes ele pode ficar ainda melhor. O Google Search Console é outra ferramenta gratuita do Google, sensacional, utilizado para monitorar os dados dos resultados de pesquisa do Google.

Sim, você pode unir dados do seu tráfego com os dados de pesquisa do seu site. Dessa forma, você pode ter um entendimento muito legal sobre como é a interação do usuário desde o momento em que ele busca por algo que o leva ao seu site.

Para fazer essa configuração, siga esse post.

Aplicativo do Google Analytics

Além de acompanhar os relatórios do GA pelo seu computador, existe também a opção do App do Google Analytics, disponível em Android e Apple. Com o app o acompanhamento dos relatórios ganha mobilidade.

Bibliotecas oficiais

O Google Analytics é uma ferramenta grande e muito legal. Então, caso você queira aprender mais sobre ele, o Google disponibiliza toda uma plataforma de aprendizagem. Nela você encontra, inclusive, uma conta de demonstração para mexer à vontade e se familiarizar com a ferramenta.

Acesse aqui à biblioteca oficial do Google Analytics. Além da conta demo, há um canal no Youtube, uma central de ajuda e suporte, blog, espaço para devs, entre outros. Vale muito a pena passar lá e aprender um pouquinho mais. Até porque tudo é muito didático e vai do básico ao avançado.

Conclusão

A verdade é que o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para qualquer projeto web. É uma oportunidade de geração de insights recorrentes para o seu negócio. Além de tudo, são dados extremamente confiáveis e que servirão de base para muita tomada de decisão. Até porque, a era do achismo acabou.

Dica bônus

Lendo um material sobre Google Analytics no site da Resultados Digitais, encontrei uma referência muito legal que servirá como material de pesquisa. É o Occam’s Razor, um blog super especializado em web data escrito pelo evangelista em Marketing Digital do Google, Avinash Kaushik.

Obrigado por ter me acompanhado até aqui e, caso você queira saber mais, tenha alguma dificuldade ou dúvida que não ficou esclarecida no post, compartilhe com a gente deixando o seu comentário ?. Ficarei feliz em respondê-lo ?.

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