O que é o Google AdWords? Como anunciar no Google? Como faço para colocar meu site no Google? Essas são as três perguntas que escuto com certa frequência aqui na agência. Afinal, se todo mundo está no Google, por que colocar minha empresa lá também?
A verdade é que o Google AdWords pode ser um importante aliado para gerar tráfego para o seu site e dar alcance à sua estratégia.
O que você verá nesse post
O que é o Google AdWords
Provavelmente você já viu aqueles links diferentes no topo e no final das páginas de pesquisa do Google.
Google AdWords é a plataforma de anúncios do Google utilizada para gestão de publicidade em seus sites e sites parceiros. Foi lançado em 2.000 e desde então é a principal ferramenta de anúncios na internet.
Como funciona o Google AdWords
Antes de tudo é importante frisar que é necessário ter um site (ou uma landing page) para que o anúncio possa ter um destino. Além disso você precisará de uma conta do Google, você poderá criar uma aqui caso não tenha ?.
O Google AdWords é uma plataforma que suporta campanhas de anúncios em canais específicos e uma vez definidos esses canais, criam-se as campanhas de acordo com as particularidade de cada canal.
Nele é possível criar e gerenciar campanhas com anúncios na Rede de Pesquisa (que é a página que conhecemos de resultados de busca), Rede de Display, YouTube, sites parceiros e Google Shopping, a plataforma de marketplace do Google.
Também é possível anunciar para públicos segmentados utilizando listas de remarketing e ter ainda mais assertividade nas campanhas.
Você pode optar por 4 tipos de anúncio, são eles: Anúncios em Texto, Anúncios Gráficos, Anúncios em Vídeo e Anúncios em Aplicativos.
Rede de Pesquisa
São os anúncios em texto, mais comuns, localizados na SERP (Search Engine Results Page – Página de Resultados de Busca), muito útil para atrair tráfego para o seu site.
Se bem configurados, podem ter uma ótima relação custo-benefício, uma vez que você só paga quando há clique.
Eles aparecem no início e fim da SERP, especificamente antes e depois dos resultados orgânicos. Veja o exemplo:
Rede de Display
A Rede de Display do Google é um grande canal para se anunciar e chega a alcançar 90% dos usuários da internet pelo mundo. Ela é composta por sites e blogs parceiros e é onde são veiculados os anúncios gráficos do Google.
Nela existem opções especiais para os anúncios gráficos em segmentações, palavras-chave, remarketing e informações demográficas.
Para os anúncios de Rede de Display existem alguns formatos específicos, sendo eles:
Anúncios com Banner: São peças gráficas que aparecerão na rede de parceiros do Google. Geralmente são imagens, mas também são suportados animações, elementos interativos, layouts personalizados, entre outros.
Anúncios no Gmail: Muito legal essa opção, pois o e-mail é uma ferramenta que utilizamos em grande parte do dia. Aqui, são exibidos anúncios personalizados dentro da sua caixa de entrada!
Anúncios em Texto: São anúncios similares aos banners, porém ao invés de utilizar imagens, utiliza-se um bloco de texto em html que inclui um título, uma descrição, o nome da empresa e uma URL. Veja:
Anúncios em Aplicativos: São anúncios específicos para dispositivos móveis. Eles são exibidos em aplicativos que fazem parte da rede de parceiros do Google.
Anúncios em vídeo (Anúncios no YouTube)
Esse último merece destaque por se tratar dos anúncios no YouTube. Lembra daquelas propagandas que todo mundo pula antes dos vídeos? Isso mesmo, são elas. E é através do Google AdWords que você chega nesse canal. No Youtube além dos anúncios antes dos vídeos temos também outros locais no site que se pode anunciar. Mas deixaremos isso para um próximo post.
Busca orgânica x Links Patrocinados
Os anúncios do Google AdWords, também conhecidos por Links Patrocinados, são diferentes dos resultados orgânicos; onde não se compra o espaço para anunciar.
Os resultados orgânicos são 100% definidos pelo Google, que por sua vez classifica o seu site ou página de acordo com a relevância e autoridade no tema.
Enquanto na busca orgânica utilizamos estratégias de SEO e Inbound Marketing para construir, refletir autoridade e relevância, nos Links Patrocinados os anúncios são frutos de um leilão entre os anunciantes.
Ambas as estratégias utilizam o comportamento de busca dos usuários como ponto de partida. Em muitos casos e canais, esse comportamento é traduzido em palavras-chave, as famosas keywords.
Podemos ter uma estratégia composta tanto por SEO; focando em busca orgânica, quanto Google AdWords. Elas podem ser utilizadas em conjunto para potencializar resultados.
Um estudo de palavras-chave pode te ajudar a definir quais são as palavras que você utilizará em links patrocinados e quais serão otimizadas por meio de SEO.
Dicas para começar
- Defina um objetivo:
Antes de qualquer coisa, defina um objetivo. Sempre que você tomar uma decisão de utilizar uma estratégia nova, tenha em mente onde você quer chegar. - Conheça seu público:
Isso te dará mais desenvoltura para criar anúncios melhores. Construa a sua persona. Além disso, ela te ajudará a decidir em qual ou quais canais anunciar. O que é muito importante. - A documentação sempre é sua amiga.
- Conte com profissionais qualificados:
Caso você decida por contratar um profissional ou agência de marketing digital, escolha parceiros do Google. A Assoweb por exemplo, é uma agência certificada no Google Partners, programa de parceiros do Google. Mais segurança e qualidade para sua campanha. - Se acalme, suas campanhas tendem a oscilar nas primeiras semanas.
- Mensure os resultados e acerte os pontos necessários.
- Lembre-se de focar em sua persona, não no que você “acha”.
- Se precisar de ajuda, conte conosco.
Esperamos que agora você entenda o que é e como funciona o Google AdWords e, caso tenha ficado alguma dúvida, é só deixar nos comentários ?.
May the force be with you!