Para os jovens que nasceram em um mundo altamente conectado e que desconhecem a realidade antes da internet, o conceito de e-Book é altamente difundido e, por isso, muito conhecido.
No entanto, para aqueles que viram a revolução digital acontecer, essa definição pode não ser tão óbvia.
Então, o que é um e-Book? Este artigo cumpre o papel de responder a esta e a outras perguntas. Assim, abrangendo a definição e a importância deste tipo de material rico para uma estratégia de marketing digital assertiva e eficiente. Confira logo abaixo:
O que você verá nesse post
Definição de e-Book
Um e-Book é essencialmente um livro digital que compila informações aprofundadas sobre determinado assunto.
Para acessar o e-Book, basta que você tenha um dispositivo compatível com este formato do conteúdo. Por exemplo; notebooks, computadores, smartphones, tablets e leitores próprios.
Quando considerado sob a perspectiva do marketing digital, o e-Book ganha um conceito mais amplo.
Ainda é um livro, mas com objetivos relacionados à captação de novos leads. Assim como construção de autoridade, incentivo a uma determinada tomada de ação pelo internauta, etc.
A seguir, explicaremos melhor essas possibilidades de uso para a captação e fidelização de clientes. Bem como para aumentar as vendas e o reconhecimento de uma marca.
Aplicações de um e-Book em uma estratégia de marketing digital
Como citado anteriormente, para os profissionais do marketing digital o e-Book ganha o status de infoproduto. Dessa forma, assume um papel de considerável relevância de acordo com as metas previamente estabelecidas.
Entre os possíveis objetivos, os mais comuns são: divulgação da marca; captação de novos leads, ou seja, potenciais consumidores; criação de autoridade em determinado nicho de mercado; o produto em si; ou até mesmo como brinde.
Continue a leitura e entenda a diferença de cada uma dessas formas de se utilizar o e-Book em uma estratégia de marketing digital.
e-Book como isca digital
Os materiais ricos podem funcionar como uma espécie de “isca” para captar dados importantes do internauta. Os gestores ou diretores podem oferecer um e-Book de conteúdo relevante para o consumidor no site da marca.
Em troca, o consumidor deverá fornecer informações como e-mail, telefone, cidade de origem, profissão, entre outras informações que acharem pertinentes.
De posse desses dados, o profissional de marketing conseguirá iniciar uma conversa com esse lead,. Assim, o nutrindo com outros conteúdos promocionais até a conversão, ou seja, a venda.
Outro aspecto positivo está no fato de que, a partir das informações de trabalho e geográficas, por exemplo, será possível criar mensagens personalizadas. Dessa forma, mais assertivas junto à audiência.
Gerar autoridade no assunto através do e-Book
Quando o consumidor que estava em busca dessa informação se depara com um material bem escrito e de fato relevante, ele passa a considerar os seus autores como referência no tema. Dessa forma, gera credibilidade e confiança para a marca ou profissional.
A lógica é simples: os clientes estarão muito mais propícios a fechar negócio com as empresas e profissionais nos quais confiam e acreditam. A geração de autoridade é, sem dúvida, um dos principais benefícios do e-Book.
Dica bônus para o seu negócio
Materiais ricos podem ser disponibilizados para visitantes que tenham concluído uma ação benéfica para a sua empresa. Normalmente, fornecendo informações relevantes pré estabelecidas por vocês, em uma landing page.
Ao converterem nessa página de captura, receberão os e-Books correlacionados com a “LP”. Com isso, você pode criar uma segmentação com os dados obtidos e posteriormente enviar mais conteúdos para essa lista confiável.
É possível ainda distribuir esses conteúdos no pós-venda com o intuito de fidelizar. No entanto, é necessário que façam sentido para o seu cliente.
A produção e distribuição desse tipo de material geram resultados incríveis para a sua empresa. Pois não apenas divulga os produtos ou serviços, mas fornece um benefício real para os clientes potenciais.
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