Fazer um bom marketing de conteúdo para que sua estratégia de Inbound Marketing seja efetiva muitas vezes pode ser uma tarefa desafiadora. Sobre o que escrever? Como entregar conteúdo relevante para o público correto e que ranqueie bem no Google? Essas são perguntas frequentes que vem à mente quando vamos planejar um calendário editorial. Por isso, resolvemos falar sobre uma ferramenta que pode te ajudar muito nessa jornada: o Google Trends.
O Google Trends é um mecanismo extremamente valioso, que vai te ajudar muito no planejamento de conteúdo do seu negócio. No entanto, muitas pessoas não sabem o que é o Google Trends e muito menos como usá-lo de maneira estratégica. Por isso, nesse post, nós te contaremos tudo sobre essa ferramenta e como ela pode alavancar o seu marketing de conteúdo.
O que é o Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google que nos permite acompanhar as tendências de busca do momento. Dessa forma, ele nos permite acompanhar a mudança nas buscas de certo termo ou tópico ao longo do tempo. Essa é a tela inicial da ferramenta:
Quando se pesquisa por determinado termo, ele te oferece um gráfico de relevância da palavra chave buscada, no qual o eixo horizontal é o tempo percorrido. Além disso, ele oferece formas de refinar sua pesquisa, podendo escolher o país, período de tempo, categoria e tipo de busca. Veja só:
Essa ferramenta surgiu em 2006 com o nome de Insights for Search. Inicialmente, ela era atualizada periodicamente e por isso não era tão valiosa assim para se atualizar sobre o que está acontecendo no momento. No entanto, ao longo do tempo, a plataforma foi evoluindo, mudou de nome e hoje em dia ela é atualizada em tempo real, se mostrando um mecanismo valioso para a produção de conteúdo atualmente.
Como funciona o Google Trends
Como já é possível de imaginar, o Google Trends utiliza a base de informações e buscas do próprio Google, em tempo real. Assim, antes mesmo de fazer a pesquisa pelo termo, é possível selecionar a que ele é referente; se é uma empresa, um assunto, uma companhia, apenas um termo de pesquisa, etc. Após selecionar e fazer a pesquisa, ele te fornecerá o gráfico de interesse ao longo do tempo que já mencionamos antes.
Além disso, teremos também outras informações como; interesse por sub-região (sendo possível também pesquisar por cidade) e assuntos e consultas relacionadas (inicialmente fornecidos pelos termos em ascensão, mas também sendo possível consultar os principais termos buscados pelos usuários). Dessa forma, os termos em ascensão são o que tiveram maior aumento na frequência de pesquisa, e os termos principais são os que mais foram pesquisados.
Por fim, é importante entender que o Google Trends mede apenas popularidade e não números exatos. Por isso, ele não dispensa o uso de outras ferramentas como o SEMRush e o Planejador de Palavras Chave do Google Ads, por exemplo. Portanto, podemos dizer que ele é apenas um complemento dessas outras ferramentas para poder potencializar resultados. Além disso, serve como base para entender a evolução do comportamento de busca de um determinado termo e sua demanda de busca ao longo do tempo.
Como usar o Google Trends para potencializar sua estratégia de Inbound Marketing
Agora você já sabe muito bem o que é e como usar o Google Trends. No entanto, como colocar todo esse conhecimento em prática e usar em ferramenta no meu marketing de conteúdo? Essa e outras perguntas nós responderemos a seguir, para que com a ajuda desta ferramenta, você possa potencializar suas estratégias de Inbound Marketing.
O Google Trends vai te ajudar imensamente na suas estratégias de produção de conteúdo. Com ele, você poderá ter ideias de pauta e conteúdos que estão em ascensão e fazer seu calendário editorial, por exemplo, baseado nisso. Assim, seu trabalho não só será simplificado, como também se tornará muito mais efetivo. Isso porque você estará escrevendo sobre temas que realmente estão sendo buscados pelos usuários e que despertam interesse nas pessoas.
Como é possível ver na imagem acima, a plataforma permite que você faça comparações de até 5 termos. Isso facilita bastante e concomitante com a pesquisa de palavras; dentre as selecionadas por você, é possível jogá-las na ferramenta e ver qual delas é mais relevante para o seu público. O interesse é medido de 0 a 100, no qual 100 é o pico de interesse em determinado assunto.
O fato do Google Trends ser atualizado em tempo real talvez seja sua maior vantagem. Com isso, você poderá ter um timing muito maior nas suas estratégias e ter mais popularidade. Além disso, você poderá criar identificação e se mostrar sempre atualizado sobre os assuntos; o que é uma ótima estratégia de copywriting, por exemplo. Além disso, é uma ótima estratégia para gerar engajamento com a sua marca.
Dicas extras para uso da ferramenta
Além de todas as facilidades que já foram explicitadas anteriormente, existem algumas outras dicas que você pode seguir para potencializar o poder dessa ferramenta.
Primeiramente, é importante saber que os temas, antes de ficarem em alta no Brasil, ficam em alta nos Estado Unidos. Com isso, você pode pesquisar temas do seu segmento que estão em alta nos EUA por agora e se adiantar nas tendências brasileiras.
Além disso, é possível se cadastrar no Google Trends para receber na sua caixa de entrada as tendência de um assunto específico no qual você tem interesse. Basta acessar o menu, clicar em “inscrições” e adicionar quais atualizações você deseja receber. Assim, é possível até mesmo escolher as periodicidades das atualizações que você irá receber.
Outra dica aqui é tomar muito cuidado com os termos que aparecem tagueados como “aumento repentino”. Isso porque, justamente por seu caráter de imediatismo, pode se tratar de uma tendência extremamente passageira. Então, tome cuidado com isso antes de escrever sobre um assunto que já não será mais tão relevante assim quando você publicá-lo.
Por fim, não se esqueça o Google Trends te ajuda apenas a entender o que o público está procurando. Assim, a palavra chave exata trabalhada no seu texto deverá ser definida com ajuda de ferramentas específicas para isso. Uma boa dica, além do SEMRush e do Planejador de palavras chave do Google é o Ubersuggest; essa última é mais intuitiva e te fornece dados como volume de busca, dificuldade de seo, dificuldade paga, custo por clique e muito mais.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado e que você possa fazer um marketing de conteúdo bastante efetivo se baseando nas nossas dicas.
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