Lançado em 2020, o Novo Google Analytics apresenta novas funcionalidades, contempla novos dados e análises, sendo peça fundamental para qualquer profissional de marketing digital que deseja colher resultados e entender as informações de sites e blogs.
No entanto, com essa da principal ferramenta de mensuração de resultados do Google, muitas dúvidas surgiram, pois a partir de julho de 2023 não teremos mais o Google Analytics Universal rodando.
Ao longo desse artigo, você entende, de forma rápida e prática, o que realmente muda com o Google Analytics 4, ou simplesmente GA4, e compreende o que é preciso para dominar essa versão.
O que é o Novo Google Analytics?
De uma forma bem direta, o Novo Google Analytics é a mais recente atualização da plataforma de que registra e fornece análises sobre as ações de usuários em ambientes online como sites, blogs e landing pages.
Essa atualização visa deixar a ferramenta de mensuração de resultados ainda mais moderna. Vale destacar que essa não é a primeira revolução do software do Google.
A primeira versão do Analytics foi lançada oficialmente em 2007, utilizando o nome Classic Google Analytics, em 2013 foi lançado o Universal Google Analytics, ficando quase 10 anos em funcionamento.
O lançamento do Novo Google Analytics busca atender algumas demandas exigidas por usuários da ferramenta. Alguns problemas foram resolvidos e novas funcionalidades foram inseridas no Google Analytics 4, deixando mais atrativo e completo para profissionais de marketing e empresas que analisam resultados de seus sites, blogs, LPs e até mesmo apps.
Novo Google Analytics e Google Analytics Universal: diferenças
Nesse momento de transição entre as versões do Google Analytics, muitas pessoas estão questionando as reais diferenças entre cada geração do software. A seguir, compilamos as 3 diferenças que você precisa entender, afinal, podem mudar a forma como você usa essa ferramenta.
1. Configuração inicial
Sem dúvidas, a principal diferença entre o Google Analytics Universal e Novo Google Analytics é a configuração inicial. Na versão universal, tínhamos uma variedade de informações, dados e relatórios obtidos a partir da instalação simples da tag de pageview.
Para muitos profissionais, apenas essa configuração já era responsável pelo fornecimento de boa parte dos dados de engajamento, sessões, usuários e tráfego das páginas de um site ou blog.
No Google Analytics 4 essa configuração é diferente. Os eventos específicos devem ser configurados para que os resultados possam ser levantados pela ferramenta. Assim, podemos dizer que a principal diferença é que a nova versão demanda um esforço maior de instalação.
2. Análise de eventos específicos
Engana-se quem pensa que a atualização traz apenas complicações. Como falamos, o objetivo é facilitar a vida do profissional de marketing, deixando os dados mais certeiros. Para isso, o GA4 é orientado por eventos, que são configurados.
Assim, é possível obter dados mais precisos sobre interações de usuários com páginas e dobras específicas. Comparando com a versão anterior, orientada por sessões, esse novo modelo permite uma visão mais estratégica e detalhada.
3. Identificação do usuário no Novo Google Analytics
Por fim, a outra diferença fundamental está na identificação do usuário. No Google Analytics Universal tínhamos uma visão geral de usuários, separando em anônimos/desconhecidos e aqueles identificados.
Com a atualização, o Novo Google Analytics 4 utiliza tags como ID de usuário, Google Signals e ID do Cliente para a construção de uma identificação desse usuário, deixando o resultado mais detalhado e certeiro.
Ajuda com o Novo Google Analytics 4
Um bom profissional de marketing sabe que entender sobre o Google Analytics é a melhor forma para contar com processos orientados por dados. Além disso, essa ferramenta é a grande aliada na hora de mensurar resultados, entender investimentos e apresentar para gestores.
Por isso, não há outro caminho: é preciso entender tudo sobre o Novo Google Analytics 4 e, principalmente, saber o que é preciso para configurar essa ferramenta de forma que todos eventos importantes sejam instalados e estejam rodando da melhor forma.
Vale destacar que quando olhamos para resultados de SEO, performance e demais ações de marketing digital, o Google Analytics é considerado a principal fonte de informações para o planejamento e construção de uma estratégia.
Por isso, é importante contar com ajuda qualificada para configurar corretamente o Novo Google Analytics 4 e utilizar a ferramenta da melhor forma. Aqui em nosso Blog você encontra mais conteúdos para aprimorar e otimizar seus resultados de marketing digital, continue lendo e veja mais.