Por que minha empresa deve usar o Marketing Digital?

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Publicado em: 21 de março de 2017

O Marketing Digital está tão integrado ao cotidiano de todos nós que por vezes não reparamos quando estamos sendo bombardeados ou mesmo interagindo com ele.

E aí é que está a graça da coisa: a pessoa não percebe que o marketing está acontecendo, mas a decisão de compra do produto ou serviço está sendo direcionada de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

Desde a academia aprendemos que um marketing efetivo é aquele que a pessoa recebe e absorve sem perceber o que está acontecendo, que fica praticamente em seu subconsciente. E, mesmo com o advento do marketing digital, o objetivo permanece o mesmo.

Então ok, o marketing digital é muito importante – e fundamental – para a empresa. Mas, afinal, por que sua empresa deve usar o marketing digital?

Nesse post vamos te responder essa pergunta, para que, quando quando você decidir aplicar o marketing digital na estratégia da sua empresa (ou então quando seu cliente te fizer essa pergunta), já tenha a resposta na ponta da língua. Então, vamos começar do início.

Qual a definição de marketing?

O marketing, em sua definição mais ampla e completa, “é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados.

Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial do lucro”. Assim diz o grande Philip Kotler, em seu Marketing Management.

Então, partindo desse pressuposto, podemos dizer que o marketing é uma completa ferramenta de vendas, que guia o consumidor por toda sua jornada de compra, para que o vendedor tenha o mínimo de trabalho nesse quesito, estando ele preparado para que cada consumidor tenha uma experiência de compra única.

Ou seja, o marketing envolve todo o processo do seu produto ou serviço, desde sua produção até a pós-venda.

E o que é o marketing digital?

Como dissemos lá em cima, o marketing digital é o marketing “adaptado” para o mundo digital. Ou seja, ele possui o mesmo objetivo, porém tem como plataforma a internet.

Diferentemente do marketing tradicional, no marketing digital existe a interação entre consumidor e empresa, interação essa que se torna necessária para que o próprio conceito de seja colocado em prática.

Como conceito, podemos dizer que é a promoção de soluções por meio das mídias digitais, e essa promoção dá-se em forma de comunicação direta e personalizada com o público.

Essa comunicação direta e personalizada é a vantagem e, ao mesmo tempo, o grande desafio dos profissionais da nova geração. Isso porque, uma vez que é grande o número de interações entre consumidores e empresas, prender a atenção desse consumidor nesse vasto universo chamado internet não é tarefa das mais fáceis.

Devemos levar em consideração a junção de dois fatores-chave nesse momento: a volatilidade da atenção do consumidor digital e a alta quantidade de conteúdo disponível na internet. Logo, torna-se tarefa homérica a captação da atenção desse consumidor.

Por isso é tão necessário um bom planejamento prévio de todas as usas ações

Tá, mas quais as vantagens do marketing digital?

As vantagens são tantas que vou listar algumas delas aqui abaixo pra você.

Interação

Bom, uma vez que por meio do marketing digital você pode ter uma comunicação direta com seu público, a possibilidade de personalização dessa comunicação faz com que sua empresa possa pensar estrategicamente em mil e uma maneiras diferentes de interação.

E essa interação se torna também um diferencial da sua marca perante o público, que poderá passar a enxergar uma marca engajada e preocupada com seus consumidores.

Alcance

E uma coisa muito bacana é que essa interação pode ser feita com qualquer pessoa do planeta. Ou seja, o alcance por meio da internet é a nível global, e o investimento para isso ocorrer é muito baixo. (Principalmente se comparado a uma cobertura global por meio do marketing tradicional!)

Mensuração

Além disso, há também o fato de que qualquer movimento que é feita por usuários da internet deixam dados. E esses dados, nas mãos e com as ferramentas certas, se transformam em métricas e, consequentemente, em relatórios que podem auxiliar – e muito! – a estratégia de marketing que sua empresa esteja utilizando.

Com os dados em mãos, é possível você fazer uma mensuração do retorno que está tendo com sua campanha. Por exemplo, você pode medir quantas pessoas visualizaram uma publicação em seu blog, como elas interagiram, o que elas acharam, etc. E isso a cada acesso!

Essa, estrategicamente, é a grande vantagem do marketing digital em relação ao tradicional. Uma campanha veiculada na TV não tem a mesma possibilidade de mensuração que uma veiculada na internet. E, com esses dados, seu planejamento pode se adaptar com a campanha ainda sendo veiculada.

Imediatismo

Ou seja, outra vantagem é a capacidade de se trabalhar em tempo real com sua campanha. Vamos supor que você coloque no ar uma campanha hoje pela noite. Caso amanhã você, no monitoramento de seus resultados, perceba que ela não foi tão bem sucedida quanto você planejou, será possível realizar uma modificação em tempo real, para que ela se adeque à realidade que você observou.

Segmentação

Entre os dados possíveis de se coletar para se fazer o acompanhamento das suas campanhas de marketing, estão os dados relativos ao perfil dos usuários, o que gera outra ferramenta muito vantajosa do marketing digital, que é a segmentação.

A capacidade de segmentação no marketing digital é enorme. Isso porque, seja por meio de formulários ou mesmo de perfis em redes sociais, a captação dos dados de usuários acarreta numa possibilidade de segmentar seu público-alvo, de maneira a fazer com que sua campanha seja muito mais específica e eficaz, trazendo ainda melhores resultados com um investimento ainda mais baixo.

Ok, me convenceu. E agora, o que eu faço?

São muitas as ferramentas que o Marketing Digital fornece. E, para encontrar a melhor delas, é necessário que haja um planejamento prévio das ações que serão tomadas, porque, mesmo o investimento não sendo tão alto quanto nas ferramentas do marketing tradicional, perder dinheiro não rola, né?

Por isso, se você está lendo esse post até aqui é porque você já entendeu a necessidade que sua empresa tem de implantar – ou melhorar – as estratégias de marketing digital que sejam pertinentes ao seu negócio.

Nesse momento, você tem duas alternativas.

Estude mais sobre o assunto

Uma delas é a de você estudar mais sobre o assunto.

Como eu disse lá em cima, a internet tem uma vasta gama de conteúdo disponível, para quem quiser acessar. Então, que lugar melhor para aprender sobre o marketing na internet do que na própria internet?

Para isso, você pode procurar materiais escritos por especialistas no assunto, que te auxiliem a entender um pouco mais sobre cada uma das ferramentas disponíveis e em que momento utilizar cada uma delas.

Contrate uma agência de marketing digital

Outra alternativa é a de contratar uma agência que te traga soluções digitais.

Para isso, faça uma pesquisa sobre as agências disponíveis no mercado, para encontrar aquela que irá satisfazer as necessidades de seu negócio.

Confira quais os serviços prestados pela agência: ela é especializada? Tem um conhecimento mais geral, porém abrangente? É sempre bom, ao responder a essas perguntas, pensar primeiramente na relevância das respostas para o seu negócio.

Além disso, confira também as parcerias e certificações de marketing que a empresa possui (como Google Partner ou Parceiro Resultados Digitais, por exemplo).  E verifique como funcionaria o contrato (contratos muito curtos não são interessantes, principalmente no momento da implementação do marketing digital) e, muito importante, os cases que ela possui para te mostrar.

Agora, mãos à obra!

Com toda essa informação sobre a importância do marketing digital na estratégia de vendas da sua empresa, ficou claro pra você por que essa é uma ferramenta essencial para qualquer negócio?

Não hesite em entrar em contato caso surja qualquer dúvida a respeito de marketing ou de seu planejamento.

Deixe um comentário ou entre em contato para que possamos conversar mais sobre o assunto e te ajudar a encontrar qual a melhor ferramenta para seu negócio.

Um cara tranquilo que gosta de códigos e estratégia. É empreendedor, co-fundador da Agência Assoweb. Trabalha com SEO, Marketing Digital, Front-end, Back-end e Design. Adora ler, escrever, jogar futebol e tomar café. Ama sua família e é músico nas horas vagas!

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