Você sabia que o Brasil possui aproximadamente 139 milhões de usuários de internet e que destes, 122 milhões são usuários ativos das redes sociais? Sim, isso mesmo! Uma excelente oportunidade para pequenas e médias empresas consolidarem sua marca e gerarem oportunidades de negócios.
Independente do segmento, você precisa saber que 58% dos brasileiros pesquisam na internet sobre os produtos antes de realizarem a compra, se a sua empresa não possui presença digital, você está perdendo boas oportunidades de vender pela internet ou com a ajuda da internet!
Neste artigo daremos 5 dicas de marketing digital para pequenas e médias empresas começarem ou melhorarem as suas estratégias. Entenda abaixo por que a sua empresa deve usar o marketing digital.
Por que usar o marketing digital
Marketing digital é também uma forma de você se relacionar com seus clientes. Diferentemente do marketing tradicional, com o uso dos canais digitais a sua empresa poderá criar uma interação mais próxima com o seu cliente, valorizando e ampliando o relacionamento do seu lead com o seu produto ou serviço.
A oportunidade de se conectar com pessoas que de fato buscam pelo seu serviço ou produto é muito maior do que em relação ao marketing tradicional, pois dentre os passos iniciais do planejamento estratégico do marketing digital e também do inbound marketing está a criação da buyer persona.
Buyer persona é a representação de uma figura com características, hábitos e necessidades reais com base em seu cliente. Complicado? Nem tanto, mas por via das dúvidas elaboramos um guia sobre como criar para o seu negócio uma buyer persona.
A partir do momento que você começar a se relacionar com o seu lead fornecendo informações importantes para ele, a experiência do usuário é elevada a um novo patamar e ele passará a enxergar a sua marca “com outros olhos”.
Ao construir uma relação de confiança e desejo você não venderá mais um produto, você venderá uma experiência, um valor, um sentimento atrelado ao seu produto ou serviço para esse cliente.
E para cada interação realizada é possível extrair dados relevantes para o seu negócio, por isso a importância da mensuração de resultados por meio dos indicadores de desempenho.
Todos esses detalhes apresentados dentro do marketing digital são muito importantes para que você possa se relacionar da melhor forma possível com os clientes e futuros fãs.
Mas o que fazer para criar esse relacionamento? Confira abaixo as 05 dicas de marketing digital que separamos para as pequenas e médias empresas.
1 – Crie fãs da sua Marca
Provavelmente você já ouviu relatos de empresas que possuem valor de marca superior ao de capital de marcado, e não é para menos.
Obviamente estudaram o seu mercado e desenvolveram estratégias de marketing e marketing digital para se relacionarem com seus leads e criaram experiências únicas para cada um deles. Como é o caso da Coca-Cola que não vende água gaseificada, ela compartilha momentos felizes.
A Kiss Metrics realizou uma pesquisa sobre a influência das cores em nosso dia a dia e constatou que 93% das pessoas avaliam as cores de um produto (marca) antes de comprá-lo e que 90% escolhem um produto pela sua aparência visual.
Por isso é muito importante que a sua marca e sua identidade visual sejam muito bem desenvolvidas, levando em consideração também o quanto as cores podem influenciar os seus futuros clientes.
Caso você não possua uma marca ou compreende que a sua atual não transmite os valores e ideais de sua empresa, entre em contato com uma agência de marketing para darem início ao estudo e criação ou redesenho de marca.
2 – Seja encontrado pelos seus clientes
Independente do segmento que a sua pequena ou média empresa atua, possuir um site responsivo é fundamental para dar início a sua estratégia de marketing digital.
Há um bom tempo, os consumidores recorrem à internet para conhecer melhor sobre determinada marca ou produto, buscando por avaliações e recomendações; estudando a fundo sobre todas as suas funcionalidades.
O relacionamento com o lead poderá começar pelo seu site, por isso é muito importante que ele seja voltado para ampliar a experiência do usuário além de carregar a sua identidade visual.
Dentre todos os buscadores, 90% dos resultados são provenientes do Google. E em todas as páginas podemos encontrar resultados orgânicos e patrocinados.
Para que o seu site apareça na primeira página do Google sem pagar é necessário ter uma hospedagem de site confiável e segura além de desenvolver um trabalho de SEO bacana, entre outros fatores.
Outra dica importante é ter um site muito bem estruturado, neste artigo listamos 5 sinais de que o seu negócio pode estar precisando de um site novo, confira e veja se é o seu caso.
Entretanto é possível adquirir locais estratégicos nas páginas de resultados, seu site irá aparecer entre os primeiros resultados, mas abordaremos sobre o Google AdWords em outra oportunidade.
Se o seu cliente não está no Google, certamente ele estará nas redes sociais, por isso as mídias sociais também fazem parte deste planejamento.
3 – Encante seus clientes através das redes sociais
Muito comum para quem está começando a sua estratégia de marketing digital é criar o perfil empresarial em todas as redes sociais. Calma! Não é bem assim.
Durante a análise e desenvolvimento de sua buyer persona você identificará em quais redes sociais ela está! Desta forma o conteúdo produzido será mais condizente com a sua persona e você poderá explorar o que cada rede social tem de melhor a oferecer.
Naturalmente o Instagram é mais propício a ter envolvimentos, mas certamente o Facebook também é um excelente canal, visto que você poderá diversos formatos de conteúdos e formatos diferentes que o Instagram não possui.
Analise o seu segmento, será condizente você produzir conteúdo para o Pinterest? Se sim, aproveite! Essa rede social permite o uso de links que poderão beneficiar no SEO do seu site.
Você reparou que mencionamos “conteúdo”? Pois é! Lembre-se que as redes sociais são para o lazer, por isso relacione-se com o seu lead entregando a ele conteúdos que farão sentido para o seu dia, ensinando-o algo.
Além do estudo de persona, algumas ferramentas como o Facebook Audience Insights poderão auxiliar com essa produção de conteúdo, visto que através dele você poderá extrair dados importantes sobre os seus fãs. Neste caso, exclusivamente do Facebook.
Outras dicas importantes para as redes sociais são:
- customize a sua página com todas as informações da empresa;
- estabeleça uma linguagem e tom da marca, como ela irá se comunicar com quem interagir com a página;
- responda o quanto antes todos que interagirem;
- configure os botões de ação (quando houver);
- não é porque o concorrente está postando gatinhos fofos que você também deverá, pense sempre em sua persona e a experiência que ela terá com a sua marca.
4 – Produza vídeos
O que a sua empresa tem de diferente? O que o seu produto ou serviço irá agregar de valor para o seu cliente? Produza vídeos informando esses detalhes, entregue ao seu lead informações de valor que poderão ser consumidas de uma forma diferente do habitual.
O que é necessário para começar a produzir esses vídeos?
- um conteúdo alinhado com a sua estratégia de marketing digital e a sua persona;
- um celular;
- ambiente iluminado;
- local com baixo ou pouco ruído.
Você não precisa de um equipamento de última geração para captação de imagem e de efeitos elaborados para compor o seu vídeo, comece produzindo conteúdos de valor para a sua persona e analise os resultados obtidos.
5 – Seja útil através do email marketing
Quantas vezes ao dia você confere a sua caixa de entrada? Utilizar o email como oportunidade de relacionamento com o seu lead poderá fazer parte de sua estratégia de marketing digital.
Diferentemente daqueles emails que muitas pessoas odeiam, você terá a oportunidade de enviar aos seus leads conteúdos que façam sentido e sejam importantes para eles. Fortalecendo assim o lado humano de sua marca e empresa e ampliando a experiência do usuário.
De forma alguma compre listas de emails, caso faça isso, você estará colocando em risco todo o seu planejamento e reconhecimento de marca adquirido.
Dica bônus – alinhe a Equipe Comercial com a de Marketing Digital
Se a sua empresa possui ao menos um funcionário para cada setor, eles deverão estar alinhados com as metas da empresa, a satisfação do cliente e a experiência do lead.
Vender não depende apenas do marketing no âmbito digital e de um produto bacana, o seu produto ou serviço deve gerar uma necessidade para o seu lead, tem de apresentar o seu valor.
Não se esqueça, por muitas vezes o seu lead buscará por informações na internet. Ter uma estratégia digital definida e um bom relacionamento será essencial para o seu negócio.
O time competente da Agência Assoweb; que trabalha duro, gera resultados, poderá desenvolver e estruturar todo o marketing digital da sua PME, entre em contato e solicite um orçamento. 😉