É comum que gestores de pequenas e médias empresas busquem alternativas para expandir o reconhecimento e alcance da marca. Com os objetivos de potencializar a divulgação dos produtos ou serviços e aumentar as vendas.
Nesse contexto, a criação de um perfil comercial no Instagram é uma das estratégias que devem ser consideradas no plano de marketing da organização.
Atualmente, são 800 milhões de usuários da rede social no mundo, dos quais 50 milhões residem no Brasil. De acordo com a empresa, são 15 milhões de perfis comerciais e os anunciantes ultrapassam o número de 2 milhões.
Cerca de 180 milhões de usuários têm contato com alguma marca pela primeira vez por meio da rede. Sendo que 80% dos usuários globais seguem pelo menos um perfil comercial. Portanto, trata-se de um universo relevante e com múltiplas possibilidades.
Em 2016, foi lançado o Instagram Business. Assim, fornecendo opções e ferramentas fundamentais para as marcas que desejam conhecer melhor a sua audiência; ampliar a base de clientes; se relacionar melhor com o público-alvo; mensurar resultados; entre outras possibilidades.
A seguir explicaremos melhor sobre as vantagens de um perfil comercial em relação ao pessoal para empresas que desejam performar melhor no Instagram. Boa leitura!
O que você verá nesse post
O perfil comercial oferece insights exclusivos
Alguns recursos essenciais para o planejamento e adequação das estratégias de marketing digital dos empreendimentos que vendem pelo Instagram foram disponibilizados na versão empresarial dos perfis.
Até então, apenas métricas de vaidade eram liberadas (curtidas, comentários e visualizações). Porém, não auxiliava a nortear o real impacto sobre a audiência.
Agora, por meio do Instagram Insights, a rede social fornece dados mais contundentes. Como gênero, idade, localização, melhores horários para fazer publicações, posts que mais engajam etc.
Assim, fornece pistas fundamentais para conhecer as demandas do seu público. Assim como as dores e necessidades e entender de que forma o seu produto ou serviço pode solucioná-las.
Também é possível mensurar os resultados das suas campanhas de maneira mais precisa.
A loja do Instagram permite a marcação dos valores nos produtos
Uma das ferramentas mais recentes do Instagram para empresas é a possibilidade de tornar o perfil comercial. Dessa forma, muito próximo de uma loja virtual, na medida que possibilita a marcação dos preços dos produtos na própria foto.
A novidade torna a navegação do consumidor mais fácil e interativa e não exige que ele tenha que acessar um site ou outro aplicativo para encontrar a informação de que necessita, facilitando o processo de compra.
É muito importante citar que, para ativar essa funcionalidade, você tem que habilitar o seu catálogo de produtos na sua página do Facebook também.
Assim, todos os produtos estarão linkados nas suas redes sociais, tanto no Facebook quanto no Instagram.
Uma vantagem é que sempre que você atualizar alguma descrição, valor ou produto, automaticamente será atualizado também nas redes sociais da sua empresa.
Anúncios pagos suportados
Embora as ações voltadas para a construção de tráfego orgânico, ou seja, gratuito, sejam as mais importantes, o uso de anúncios pagos ainda é uma maneira eficiente de aumentar o alcance das publicações e o impacto sobre os consumidores.
Trata-se de uma opção de mídia paga com excelente custo-benefício.
O direcionamento do público é o idêntico ao do Facebook. Ou seja, você consegue direcionar seu anúncio para quem realmente importa.
No Instagram são permitidos 3 “tipos” de posicionamentos:
Feed
O mais antigo e conhecido de todos. Enquanto a persona estiver “rolando” o feed do Instagram, o anúncio aparecerá com uma tarja com um CTA específico, seja para acessar a loja, baixar o jogo ou qualquer outra ação.
Story (História)
Assim como no feed, nesse modelo de posicionamento enquanto a pessoa impactada estiver visualizando todos os Stories dos perfis que ela segue, o anúncio aparecerá entre um e outro.
Nesse modelo de anúncio também é possível colocar um link com um CTA. Assim, basta apenas a pessoa “arrastar” para cima, que será redirecionada para o local configurado no anúncio.
Abaixo um exemplo de patrocinado no Story.
Engajamento com a publicação
Esse modelo de posicionamento ainda não está disponível para todos os perfis. Mas através dele é possível criar uma prova social com os posts do seu perfil.
Bem similar ao do Facebook, quando uma publicação possui muitas curtidas e comentários. Assim será com a sua publicação; seja ela uma foto ou vídeo.
Vale lembrar que em qualquer um dos posicionamentos, é muito importante ser criativo e trabalhar com uma imagem ou vídeo que conquiste a atenção do seu público.
Facilita o contato do cliente com a empresa
A opção de criar botões interativos logo abaixo da descrição no perfil, incentiva que o cliente faça uma ação que seja interessante para a empresa.
Entre as opções, estão o envio de e-mail ou uma ligação telefônica para a organização de maneira descomplicada.
Com base nas informações desse artigo, é possível entender os inúmeros benefícios que um perfil comercial no Instagram pode trazer no relacionamento com o cliente, inclusive no pós-venda.
Basta que você se empenhe em interpretar os dados e conhecer o seu público-alvo para produzir conteúdos que realmente sejam capazes de atrair, converter e engajar a clientela. Por fim, aumentar as vendas.
Dar atenção à presença digital da organização é imprescindível para qualquer empreendimento, independente do porte.
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