Você já se perguntou qual estratégia utilizar entre Inbound ou Outbound Marketing? Caso ainda não saiba, ambas estruturas podem combinar e usar de forma simultânea para o seu negócio.
Se você quer entender melhor sobre o que é cada uma dessas estratégias, o que as diferencia e como utilizá-las, acompanhe o nosso post até o final!
Inbound Marketing
O Inbound Marketing significa marketing de atração, ou seja, é a estratégia em que as marcas atraem os clientes e esses clientes fazem o movimento de se comunicar com as marcas.
De forma descomplicada, através de estratégias diversas, as marcas produzem conteúdo de qualidade para atrair clientes. Toda a estratégia passa por um caminho, onde o prospecto passa. Esse caminho, de forma mínima, consiste em: atenção, interesse, desejo e ação, mais conhecido como AIDA.
Então, o Inbound permite que o seu cliente se interesse e venha até você buscar pela solução que você oferece. Mas é claro que para que isso aconteça, você precisa estar em uma constante produção de conteúdo, até que esse cliente entenda que o seu produto/serviço é o melhor para ele.
Ferramentas do Inbound
A principal munição do Inbound é o conteúdo. Pensando no cliente, precisamos muni-lo de informações sobre a sua marca, por isso os conteúdos se tornam tão importantes.
Hoje, é quase impossível você praticar um Inbound de qualidade sem usufruir das redes sociais, dos mecanismos de busca e entre outras ferramentas.
Além delas, existem várias estratégias que acompanham o Inbound. Veja algumas delas:
- Funil de Vendas
- Landing Pages
- Conteúdos ricos
- E-mail Marketing
Vamos entender como essas estratégias se conectam
Funil de Vendas
O funil de vendas é o caminho que o cliente percorre durante todo o processo, desde o momento em que ele conhece a sua marca até o momento em que ele efetiva a compra do seu produto ou serviço.
Landing Page
A landing page, ou página de captura, é uma página inteiriça em que contém mais informações sobre a sua marca/produto/serviço ou apenas aborda sobre um assunto específico do seu mercado. É uma página direcionada a conversão e geralmente se trata de algum material rico. Para que o cliente consiga o acesso ao material, inserimos um formulário onde solicitamos informações importantes que nos farão entender em que estágio cada lead está no funil.
Material Rico
Depois que ele preenche todo o material, recebe o acesso ao conteúdo rico, que usualmente é produzido e entregue de forma gratuita. Não existe uma regra para o formato. Você pode produzir uma trilha de vídeos, um e-book, uma planilha e etc. A única coisa que é indispensável para um conteúdo rico é que ele entregue valor para quem está baixando. Somente assim, a sua estratégia de Inbound funcionará.
Após entregar o material, é hora de usufruir dos dados que você captou. Ou seja, você precisa dividir (segmentar) os clientes pelo seu estágio do funil, os mais qualificados ficam em uma base, os médios em outra e os poucos em outra. Cada qualificação precisa de um esforço diferente de relacionamento. E para isso que o e-mail marketing serve. É necessário produzir uma trilha de e-mails diferente para cada base que você separou anteriormente.
A base que está pronta para comprar, você fará o esforço de persuasão. Já a base que está na fase de entender que precisa de uma solução para o problema dela (que o seu produto supre), você precisa trabalhar os motivos pela qual ela deve considerar a compra do seu produto e posteriormente colocá-la no processo de compra. Em contrapartida, a base mais fria, que não entende nada sobre o seu produto, você precisa fazer um esforço de educar, do zero.
Agora que você entende como funciona o processo de Inbound Marketing, vamos falar sobre Outbound.
Outbound Marketing
Diferente do Inbound, o Outbound é uma estratégia contrária, em que as marcas procuram o contato com o consumidor, utilizando de meios de comunicação tradicionais.
O Outbound depende de um investimento monetário para funcionar. Afinal, um anúncio em TV não é muito em conta. A verdade é que a estratégia de Outbound era a mais utilizada há alguns anos e se assemelhava a propaganda, como um todo.
Ao contrário do Inbound que conversa com pessoas que têm interesse no produto/serviço a ser oferecido, no Outbound, não há maneiras de selecionar o público, de forma geral. Até porque não tem como panfletar apenas para pessoas que podem se tornar clientes, por exemplo.
Ou seja, essa estratégia é considerada tradicional por ser antiga, muito utilizada e pouco modificada, desde quando começou a ser usada.
Veja quais são os diferentes tipos de ferramentas do Outbound
- Propagandas em rádio, TV, jornais, revistas;
- Cartazes, banners;
- Panfletos;
- Stand em eventos e patrocínios;
- Entre outros.
Com o advento da tecnologia é possível vermos uma nova forma de se fazer Outbound, como os vídeos patrocinados do YouTube, que interrompem a programação do usuário para a apresentação de um produto/serviço.
Agora que você já sabe o que significam cada uma dessas estratégias, te pergunto: Inbound ou Outbound?
A verdade é que não existe uma resposta correta, até porque você pode conciliar ambas estratégias para o seu negócio, se fizer sentido, é claro!
Um exemplo: você possui uma loja física e quer entrar no meio digital através de e-commerce. Neste caso, Inbound e Outbound são imprescindíveis na hora de atrair clientes.
Se você ainda não sabe como estabelecer a sua presença digital e busca uma empresa especializada em Inbound Marketing, entre em contato conosco.