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Inbound Marketing: Tudo o que você precisa saber

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Se você está pesquisando sobre marketing digital, certamente já encontrou o termo Inbound Marketing por aí. 

O motivo é bem simples: é impossível não falar sobre uma estratégia que revolucionou e continua revolucionando esse mercado, mesmo após mais de 10 anos de sua criação e definição. 

No entanto, muitas pessoas ainda possuem algumas dúvidas sobre Inbound Marketing. Se esse é o seu caso, não se preocupe, a seguir vamos responder as principais questões sobre o assunto e fazer com que você, definitivamente, entenda tudo sobre essa metodologia. .

Ao longo desse conteúdo você vai entender: 

O que é Inbound Marketing?

De uma forma bem simples, podemos dizer que o Inbound Marketing funciona como marketing de atração. Isso quer dizer que essa metodologia é composta por estratégias que visam atrair usuários e clientes através de razões que sejam interessantes para essas pessoas. 

Quando falamos em razões utilizadas para atração em estratégias de Inbound Marketing, podemos representar em conteúdos, anúncios ou outros elementos deixados nos ambientes digitais para que usuários venham até marcas e páginas e entrem em fluxos de comunicação. 

Se esse conceito ainda parece complicado, vamos analisá-lo a partir da diferença entre Inbound e Outbound. Enquanto na primeira falamos processos e ferramentas para fazer com que o cliente desperte interesse e venha até as marcas, na segunda, são essas marcas que realizam o contato com possíveis consumidores. 

Como funciona? 

De uma forma geral, uma boa estratégia de Inbound Marketing segue 5 etapas primordiais. Abaixo, vamos esclarecer o que acontece em cada uma delas. Confira:

1. Atração

Como o próprio nome sugere, essa é etapa em que você pensa em formas de atrair clientes para os canais da sua marca. Nesse momento, o principal aliado do Inbound Marketing são conteúdos de qualidade, preparados para atender dores e demandas de uma persona. 

Por falar em persona, esse é um conceito muito importante para o Inbound Marketing. Se você ainda não sabe o que é persona, podemos dizer que é a representação de um cliente ideal da sua empresa, ou seja, um personagem que representa os desafios, dores, desejos e interesses daquelas pessoas que você pretende interagir. 

2. Conversão

Passada a etapa da atração, é chegada a hora de gerar lead, ou seja, transformar o visitante em contato para que seja possível começar um processo de comunicação com essa pessoa. 

É importante falar que, para gerar leads qualificados, é preciso contar com conteúdos qualificados e uma estratégia bem desenhada. 

A principal forma de fazer com que esse visitante vire um lead é oferecendo benefícios que o ajudem em sua jornada de aprendizado sobre o problema. Normalmente, isso é representado por materiais ricos oferecidos em troca de e-mails, telefone e outros dados importantes. 

3. Relacionamento

Com esses dados e com esse lead já em sua base, é hora de começar o processo de comunicação. Assim, olhando para estratégia de Inbound Marketing, concluímos que essa comunicação é de relacionamento. 

Nessa etapa, o objetivo é fazer com que essa pessoa receba conteúdo para que avance em sua jornada em busca de uma solução para seu problema. Nesse caso, para manter o lead engajado, um dos principais recursos é a construção de um fluxo de nutrição de e-mails. 

4. Vendas

Assim como outras modalidades do marketing, o Inbound também conta com uma etapa destinada à venda. O grande diferencial é que, nesse caso, ela acontece de uma forma mais consultiva, respeitando a jornada do cliente e utilizando todas as informações geradas ao longo das outras etapas. 

Por isso, é muito comum a utilização de estratégias como Inside Sales e Inbound Sales, tornando esse processo mais simples e aumentando as chances de bons resultados. 

5. Análise 

Por fim, a última etapa de uma estratégia de Inbound Marketing é a análise. É nesse momento que analisamos os dados gerados ao longo de todo o processo. 

Dessa forma, é possível mensurar resultados, definição de erros e acertos e levantamento de recursos para melhorar todo o processo. Por isso, é sempre preciso deixar claro os KPIs e tudo que deve ser analisado para entender o que funcionou.  

Para que serve?

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e como funciona, nada mais justo do que terminar esse conteúdo com a seguinte pergunta: para que serve essa estratégia? 

Apesar de ter ficado claro ao longo do conteúdo, podemos resumir e dizer que o Inbound Marketing serve para:

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