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Inbound Marketing em 2021: O que esperar?

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O que esperar do Inbound Marketing em 2021? Este ano será ainda mais atípico?

O Inbound Marketing é uma estratégia que só cresce à medida que o tempo passa. E não será diferente neste ano de 2021. Com a pandemia, principalmente, os negócios passaram a ser mais digitais do que físicos. Afinal, é a única maneira de uma empresa sobreviver ao distanciamento social. 

E é por isso que diversas empresas grandes do mercado, em loja física, se adaptaram rapidamente ao digital, seja por e-commerce ou vendas por chat, Instagram e entre outros canais. 

De qualquer forma, se você não tem presença digital, garanto que está perdendo muito em vendas. Mas é bom que você entenda que não é apenas ter um perfil nas redes sociais que vai te ajudar. É necessário fazer a produção de conteúdo firmar a imagem da sua marca no mercado. Só assim você terá autoridade para vender.

O consumidor em 2021

Sabemos que o Inbound Marketing é muito importante para construir um posicionamento de marca na internet. Porém, muitas pessoas não enxergam o devido valor e investem apenas em estratégias pagas (anúncios, propagandas e etc). 

Porém, você precisa entender que o consumidor de 2021 é do tipo consciente e que realiza compras após muito estudar e buscar por referências. Sendo assim, é necessário se adaptar a essa nova realidade e construir a sua autoridade de mercado, de forma que o cliente queira comprar de você e não do concorrente. 

Por isso, você precisa adotar o Inbound Marketing como a sua principal estratégia para 2021. Claro que não precisa excluir as outras, mas sim priorizar o marketing de conteúdo.

O Inbound Marketing como principal estratégia

Se você entende que realmente o Inbound Marketing ou marketing de atração realmente é a melhor estratégia para gerar valor, através de conteúdo, vamos as dicas para que em 2021 o seu negócio apresente resultados de valor. 

  1. Site otimizado 

A primeira coisa que você precisa, ao pensar em uma boa estratégia de Inbound é otimizar o seu site para que ele seja encontrado nos mecanismos de busca, principalmente o Google, que corresponde a maior parte do volume de pesquisas. 

Se você deseja a tão sonhada posição zero na SERP do Google, você precisa produzir conteúdos adequados ao seu nicho de mercado, que tenha relação direta ou indireta com o seu produto ou serviço. 

Lembre-se sempre de que o algoritmo do Google muda diariamente e que o robô que faz as leituras e define a relevância do seu site é bem esperto. Portanto, não faça um trabalho mal feito. Invista tempo e trabalhe para que você alcance os melhores resultados. 

Caso você queira se aprofundar nos conhecimentos sobre Inbound e SEO, a Goobec, empresa parceira do Google, disponibiliza diversos cursos teóricos e práticos nessas áreas.

O ideal é que, neste site, você tenha uma parte destinada a artigos ou publicações periódicas, ou seja, os blog posts. Isso porque você ganha uma determinada relevância para o Google e mais facilmente conseguirá posições melhores nas buscas.

Porém, é importante ressaltar que o trabalho de SEO, aliado ao marketing de conteúdo, não necessita de investimento monetário, mas sim de dedicação e tempo. E, por isso, o retorno é a longo prazo, assim como qualquer estratégia de Inbound Marketing. Porém, não se esqueça de que o seu posicionamento digital requer investimento em conteúdo.  

  1. Presença em redes sociais 

Agora que você já tem um site otimizado e entende o quão importante é a produção de conteúdo para ele, é hora de estar presente onde o seu público está. 

Para isso, nada melhor do que mapear as redes sociais que mais fazem sentido para o seu negócio/público. Afinal, as pessoas que querem comprar o seu produto/serviço, querem saber tudo sobre a sua marca antes de fechar o negócio.  

Porém, assim como no caso do site, você precisa ter frequência de postagem e produzir um conteúdo direcionado aquele canal e que fale com o público que você quer alcançar. Ou seja, essa produção precisa ser altamente estratégica e intencional. Não adianta ter apenas o perfil lá, mas parado. 

  1. Atração 

Como o próprio significado do Inbound determina, a atração de clientes é uma tendência. Cada vez mais, o mercado tende a atrair o cliente ao invés de o contatar de primeira, como é no caso do Outbound Marketing

Para isso, existem alguns aliados no Inbound Marketing, que chamamos de recursos de automação. Estes te ajudam a ter um maior controle de toda a estratégia, além de te dar a liberdade de não precisar tratar cada cliente um a um. Afinal, em muitos casos, a equipe é pequena e o tempo não é suficiente para fazer a estratégia de forma individual. 

Uma das ferramentas de automação, que trabalha a atração é a Landing Page, que são páginas de captura de dados do lead (aquele que visitou a sua página e preencheu os dados). Essa página te permite conhecer melhor o público que você está trabalhando e o segmentar de acordo com a relevância de cada lead para a compra do seu produto. 

Isso porque existem pessoas que estão mais preparadas para a compra do que outras. Portanto, segmentar essas pessoas em grupos, facilita na comunicação e consequentemente na conversão das mesmas. 

Se você não sabe como fazer as suas automações de marketing, a RD é uma excelente plataforma que te permite criar landing pages, segmentar o seu público e possui diversas ferramentas que vão te auxiliar no Inbound.

  1. Relacionamento

Aliado a estratégia de atração, o relacionamento é uma das principais partes do Inbound Marketing e que é uma tendência que vai se aprofundar ainda mais em 2021. 

Sabemos que o relacionamento entre marca e cliente é muito importante, principalmente antes da compra. Porém, no ano de 2021, o pós-venda também será de extrema relevância. Afinal, por que finalizar apenas uma compra do cliente, sendo que você pode convertê-lo novamente no pós-venda? 

Por isso, a comunicação é ainda mais importante, antes, durante e depois da compra. E isso é um diferencial competitivo que você deve trazer à sua marca, em relação à concorrência.

Muito se fala sobre experiência do consumidor. Um bom relacionamento, na qual gera confiança do cliente à marca, é um fator determinante ao fechar um negócio. 

E nisso, as automações também pode te ajudar. Os e-mails são uma ótima maneira de se relacionar com o seu público. O RD também disponibiliza uma plataforma completa de gerenciamento de e-mails. 

Além dos e-mails, você pode estudar formas de se manter ainda mais próximo, utilizando chatbot ou atendimento via Whatsapp Business. O importante é estar em contato com os seus leads e clientes. 

Agora que você sabe quais são as tendências de Inbound Marketing para 2021, não deixe de aplicar ao seu negócio. Assim, você alcançará bons resultados e converterá de forma orgânica, ou seja, sem pagar por isso. 

Se você quer ajuda profissional para montar uma estratégia de Inbound Marketing inovadora, a Assoweb pode te ajudar nisso. Entre em contato conosco e veja como se destacar no mercado

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