Google Ads ou Facebook Ads: qual devo utilizar?

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Publicado em: 27 de outubro de 2021

Na hora de planejar uma campanha, uma das grandes questões que surge é qual plataforma utilizar. Geralmente, a dúvida entre Google Ads ou Facebook Ads fica evidente, gerando debates sobre qual oferece melhores resultados. 

Atualmente, essa dualidade está mais presente no imaginário de algumas pessoas do que na prática. Existem algumas particularidades importantes para te ajudar a entender qual a plataforma que deve ser o carro chefe da sua estratégia de mídia paga. 

Continue lendo esse conteúdo e entenda: 

  • Quais as diferenças entre Google Ads e Facebook Ads
  • Vantagens e desvantagens do Google Ads e Facebook Ads
  • Quando utilizar Google Ads e quando utilizar Facebook Ads

Diferenças entre Google Ads e Facebook Ads

Para que fique mais fácil a compreensão sobre qual plataforma utilizar, vamos apresentar o conceito do Google Ads e Facebook Ads. Além disso, vamos apresentar as características principais de cada um. 

Google Ads

Google AdWords é a plataforma de anúncios do Google. Por meio dessa ferramenta, é possível realizar a gestão de anúncios e publicidade em geral no Google e também nos sites parceiros. 

Igualmente, um dos principais destaques dessa ferramenta é a possibilidade de criar campanhas que vão aparecer nas páginas de resultados. Porém, além disso, na hora de configurar um anúncio, você pode escolher se eles vão aparecer nos seguintes canais:

  • Rede de Display;
  • Rede de pesquisa; 
  • Youtube;
  • Seção Shopping do Google;
  • Apps relacionados com a rede. 

Facebook Ads

Facebook Ads é a plataforma do Facebook que permite a criação de anúncios dentro da rede social. Além disso, é a partir dessa ferramenta que você consegue criar páginas comerciais e estabelecer contatos com clientes. 

Afinal, ao criar um anúncio através do Facebook Ads você consegue determinar o objetivo principal da campanha. Geralmente, os mais comuns são:

  • Conseguir novos seguidores;
  • Aumentar o número de curtidas em um post; 
  • Gerar leads qualificados
  • Divulgar eventos;
  • Divulgar materiais. 

Google Ads ou Facebook Ads: vantagens e desvantagens

Sabendo dos conceitos de Google Ads e Facebook Ads, vamos às vantagens e desvantagens de cada plataforma. Esse conhecimento é fundamental para você entender qual deve utilizar, afinal, não existe uma verdade absoluta. Assim, a resposta sempre vai depender do seu objetivo principal. 

Principais vantagens e desvantagens do Google Ads

De uma forma bem direta, podemos dizer que a principal vantagem do Google Ads é a possibilidade de impactar usuários que estão demonstrando interesse em um produto, solução ou problema. Além disso, também vale ressaltar que a página de resultados do Google ainda é o principal ambiente de pesquisa do mundo. 

Por outro lado, podemos destacar como desvantagem as limitadas opções de segmentação e, principalmente, a alta concorrência, o que, em muitos casos, transforma o leilão por cliques em algo muito caro para pequenos anunciantes.  

Principais vantagens e desvantagens do Facebook Ads

A principal vantagem do Facebook Ads é a possibilidade de impactar um grande número de pessoas com seus anúncios. O Facebook é a maior rede social do mundo. É possível definir bem sua segmentação, fazendo com que seu anúncio tenha uma chance real de impactar o público desejado. 

Da mesma forma, a principal desvantagem do Facebook Ads é o momento do anúncio. Isso mesmo, não é possível saber se a pessoa que viu o anúncio está no momento certo de compra. Podemos garantir que ela tenha características de um perfil, mas não é possível garantir que ela esteja procurando por uma solução assim. 

Quando utilizar cada um

De acordo com o que falamos, não há uma verdade absoluta sobre qual plataforma utilizar. Portanto, a melhor resposta para Google Ads ou Facebook Ads é: depende do seu objetivo. 

Além disso, é preciso levar em conta qual o resultado que você espera e, analisando os detalhes acima, entender qual deve ser a ferramenta utilizada. Porém, segue uma dica sobre o momento certo para usar cada um. 

Google Ads: é a plataforma ideal para você subir anúncios focados no público que já demonstra interesse pela oferta. 

Facebook Ads: é a plataforma ideal na hora de anunciar para divulgar uma marca nova no mercado. Assim, mais pessoas ficam sabendo desse lançamento. 

Por fim, a grande dica que fica é a necessidade de utilizar as duas plataformas. Dessa forma, uma campanha realizada tanto no Google Ads como no Facebook Ads tem mais chances de realmente impactar sua persona e alcançar os resultados esperados. 

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Um cara tranquilo que gosta de códigos e estratégia. É empreendedor, co-fundador da Agência Assoweb. Trabalha com SEO, Marketing Digital, Front-end, Back-end e Design. Adora ler, escrever, jogar futebol e tomar café. Ama sua família e é músico nas horas vagas!

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