2017 ficou para trás, 2018 está quase no fim e você ainda não obteve um resultado satisfatório com o seu site? Talvez você apostou em muitas estratégias mas se esqueceu do básico, já pensou nisso?
Nesse post vamos dar algumas dicas de SEO muito importantes para você aplicar ao seu site, blog ou loja virtual. Essas dicas ajudarão muito, desde que sejam corretamente aplicadas.
Aparecer bem nos resultados do Google é mais do que um desejo de quem possui um negócio online. Afinal, o primeiro resultado da busca no Google detêm mais de 30% dos cliques. Mas, para chegar à primeira posição do Google você deve se dedicar muito e diariamente.
Quer saber quais são? Então, vamos às dicas de SEO!
O que você verá nesse post
1 – Site Mobile friendly
Não é de hoje que o Google indica que os sites sejam mobile friendly. Isso devido ao número de buscas provenientes dos dispositivos móveis, que segundo pesquisas, já ultrapassam os 60%.
Um site mobile friendly não apenas se ajusta ao tamanho da tela. Mas também se adapta ao contexto focando na experiência do usuário.
Hoje muitos aplicativos móveis como Facebook, Twitter, Instagram e outros, possuem um webview embutido. Que nada mais é do que uma versão mais simples de um navegador embutido no app.
Assim, é possível abrir links externos no próprio aplicativo, sem a necessidade de abrir um navegador.
Experiência do usuário
Essa é uma das principais dicas de SEO para você.
A experiência do usuário no seu site é algo em que você deve se preocupar muito. Pois quando o usuário se sente bem situado e tem acesso fácil ao seu conteúdo, ele tende a ficar mais tempo navegando. Obviamente, apenas se o seu conteúdo, produto ou serviço for atraente para ele. Ou seja, se você atingir a sua persona.
Os elementos do seu site devem ser muito bem pensados, distribuídos e focados na facilidade de busca, consumo e ação por parte do usuário. Em um dispositivo móvel, por exemplo, as fontes devem possuir um tamanho legível para facilitar a leitura.
Links, botões e formulários devem ter um tamanho clicável e os espaçamentos devem ser compatíveis com o espaço disponível na tela. Assim, evitando que o usuário tenha que dar um zoom no seu site para ler algum conteúdo ou executar uma ação.
2 – Títulos e Descrições
Crie títulos e descrições atraentes para a snippet dos resultados de busca do Google. Uma chamada atraente mesmo não estando na primeira posição do Google pode chamar a atenção do usuário, convidando-o a clicar.
Use como base a palavra chave do seu conteúdo para desenvolver seu título e meta description e lembre-se de adicionar ao fim da sua descrição um call-to action convidativa para o usuário.
O Google testou há alguns meses a exibição de descrições maiores, com 320 caracteres. Mas já voltou atrás com o limite de 156 caracteres, apenas. Fique atento a essas dicas de SEO, pois farão grande diferença nos resultados de busca.
Trabalhe bem o title e a meta description. Pois, além do resultado convencional do Google (da imagem acima) temos resultados de site links, que exibem ainda menos o conteúdo da descrição.
3 – Implemente o HTTPS
Desde 2014 o Google fala sobre a segurança na internet de forma mais incisiva. Pois segurança é algo que traz mais confiança tanto no mundo virtual como na vida offline.
Um site que hoje não possui esse item tão importante, perde em confiabilidade e acaba perdendo posicionamento e vendas.
Se você não sabe o que é HTTPS e como ele funciona, não perca mais tempo, você está ficando atrás dos seus concorrentes.
4 – Pesquisa de palavras chave
A pesquisa de palavras chave é de suma importância para focar o seu conteúdo, já que essas palavras chave farão parte do contexto do seu site.
O seu conteúdo deve focar em algo relevante, que as pessoas realmente procuram. Não desperdice seu esforço com conteúdos que não terão acesso algum.
Mas como saber o que as pessoas realmente buscam?
Fazer uma boa pesquisa de palavras chave é de suma importância nas estratégias de SEO, já que elas vão guiar a escrita de um bom conteúdo.
O primeiro passo é definir alguns termos relacionados ao seu produto ou serviço, por exemplo “aluguel de carro”.
Verifique a tendência de busca desse termo no Google Trends, observe se o ele tende a se manter, aumentar ou diminuir. Após isso busque por palavras relacionadas e que tenham alto volume de busca.
Fique de olho no seu Google Search Console
O Search Console ou Webmaster Tools, possui informações muito importantes sobre o seu site. Por exemplo, páginas que retornam algum erro, punições, links para o seu site e muito mais. Se você ainda não usa o Search Console, veja aqui como configurar o seu.
Voltando às palavras chave, na opção Search Analytcis como mostra a imagem abaixo, você poderá ver com quais palavras os usuários encontram seu site e o desempenho de cada uma delas.
Procure por palavras relacionadas
Para saber o que as pessoas andam procurando na internet, você pode abrir um pouco mais o leque de possibilidades procurando por palavras relacionadas as que você definiu. Para isso use o Keywordtool.io.
Com essa ferramenta você aumentará ainda mais as possibilidades de trabalhar palavras chave que levarão ao seu site.
Foque nas palavras que valem mais a pena
Agora que você possui uma boa lista de palavras, veja as que possuem maior volume e menor competitividade. Caso nenhuma se enquadre nesse critério, foque no que há menor competitividade. Assim, você já consegue começar a atrair um público inicial para o seu site.
Você pode usar o SEM Rush e o Google Keyword Planner para te ajudar a filtrar as palavras mais interessantes para o seu conteúdo.
As principais palavras chave devem ser o foco do seu conteúdo. Portanto, devem aparecer em partes relevantes do seu conteúdo:
- Títulos, H1 e pelo menos em um H2;
- No primeiro parágrafo;
- Url;
- Tag title;
- Meta description;
- Atributos alt e title além do nome de pelo o menos uma imagem;
- Contextualizando em alguns parágrafos.
Não faça keyword stuffing!
Keyword stuffing é o uso excessivo de uma palavra chave no conteúdo. Evite fazer isso! Não repita demais a palavra chave no seu conteúdo seja por querer falar mais dele ou tentar enganar os buscadores. Você pode ser punido por isso.
Use as palavras chave sempre em contextos naturais, pensando sempre na experiência do seu usuário.
5 – Produza conteúdos de qualidade
Após realizar a sua pesquisa de palavras chave, você possuirá um bom arsenal em suas mãos, então faça bom uso dele.
Produza conteúdos 100% originais, foque na qualidade da leitura e na relevância do conteúdo. Afinal, as pessoas buscam por abordagens mais objetivas e por conteúdos que resolvam o problema que ela busca resolver.
Lembre-se: nunca copie conteúdos de outros sites. O Google enxergará isso como conteúdo duplicado e poderá te punir por isso.
Conheça seu público
Você deve saber quem é seu público e quais são as suas preferências, assim você conseguirá ser mais assertivo. Use a linguagem do seu público, seja sucinto e objetivo com as palavras certas.
Se você ainda não conhece seu público comece montando uma persona que o represente, assim você poderá buscar referências que o ajude a escrever melhor o seu conteúdo para essas pessoas.
Acredite na sua marca, produto ou solução
Tenha plena confiança no que você vende, e transcreva essa confiança no seu conteúdo. Seja original, escreva um conteúdo único e com o seu ponto de vista, mostre que a sua solução resolverá o problema do seu cliente.
6 – Acompanhe os resultados das dicas de SEO
Todas essas dicas se bem aplicadas darão um “gás” nos resultados de busca. Mas não se acomode, pois o trabalho de SEO deve ser constante.
Por isso, acompanhe periodicamente o desempenho do seu site pelo seu Google Analytics e continue de olho no Webmaster tools.
Se você já aplicou alguma dessas dicas de SEO e obteve resultados, conte-nos nos comentários abaixo. ? Ficaremos muito felizes em saber que você se preocupa em proporcionar uma boa experiência para os seus visitantes.