Se você chegou até aqui, provavelmente já possui uma conta no Instagram e quer aprender como fazer seu negócio crescer com a ajuda dessa plataforma. Vender pelo Instagram pode ser uma tarefa difícil. No entanto, caso você siga nossas dicas, provavelmente conseguirá construir uma estratégia de sucesso para a sua empresa.
O Instagram certamente é uma plataforma cheia de oportunidades. Dessa forma, você pode imaginar que o número de empresas por lá será muito grande e você terá concorrência. Então, surge dúvida; vale a pena investir nessa rede social em meio a tantos outros negócios? A resposta é sim; estudando com afinco e traçando estratégias bem trabalhadas, sua empresa poderá vender muito pelo Instagram e, com isso, crescer bastante! Por isso, confira nossas dicas e não deixe de aplicá-las.
Como usar o Instagram para vender
Primeiramente, para você começar sua estratégia de negócios no Instagram, você precisa migrar sua conta para um perfil comercial e preencher bem as informações do seu perfil. Com ele, você terá acesso à métricas e dados que serão essenciais para que você possa medir os resultados das suas campanhas e saber como realinhar suas táticas caso você não esteja obtendo os resultados esperados. Feito isso, vamos para nossas dicas.
Como migrar para um perfil comercial no Instagram
Acesse o menu> Clique em “Configurações” > Toque em “Conta”> Clique em “Mudar para conta profissional”> Siga as instruções e configure seu perfil!
Fotos e publicações
As fotos e publicações são sua principal fonte de relacionamento com seus clientes nessa rede social. Então, você precisa se dedicar bastante à essa parte e fazer com que seus seguidores entendam bem a mensagem que você quer passar. Por isso, tenha certeza de que a intenção de venda está bem evidente na foto. O Instagram é uma rede social essencialmente visual e, assim, muitas vezes as pessoas não leem a legenda da foto, apenas o que está na imagem.
Por outro lado, tenha equilíbrio; não tente vender o tempo todo. Sabemos bem que não é agradável seguir uma marca que faça apenas postagens de venda o tempo todo. Por isso, faça posts visando criar um vínculo, um relacionamento com seus seguidores. Por exemplo, se você possuir uma empresa no ramo de Padaria e Confeitaria, não poste apenas fotos das suas promoções. Mostre para seus seguidores também a parte sensível do seu trabalho; como é feita a produção, curiosidades acerca dos bolos e pães, etc. Isso fará com que as pessoas se relacionem com o seu serviço de uma maneira mais íntima, facilitando o processo de compra.
Por fim, tenha regularidade nas publicações e nunca poste fotos de baixa qualidade; mostre para os seus potenciais clientes que você está sempre presente, disponível e dedicado às suas ações no Instagram e que, por isso, eles podem confiar em você na sua marca através dessa plataforma.
O uso de links
Como você já deve saber, o Instagram não permite o uso de links clicáveis em publicações. Esse recurso somente está disponível na biografia da conta, e nos stories para perfis com mais de 10 mil seguidores. Então, uma boa estratégia aqui é utilizar links curtos e fáceis de serem decorados e/ou copiados. Assim, uma ótima ferramenta para isso é o Bit.ly, que além de ter um painel centralizado com todos os seus links, te dá métricas de acesso e é totalmente gratuito!
Com isso, você já deve ter percebido que não é interesse do Instagram que os usuários saiam dali para navegar em outras plataformas ou sites. Por isso, use as poucas oportunidades de link proporcionadas com sabedoria. Para adicionar um link/ URL ao seus stories basta clicar no ícone de corrente na parte superior da tela e informar o endereço de redirecionamento.
Por fim, o Instagram permite apenas um link clicável em sua biografia. Por isso, caso você queira redirecionar seu tráfego no Instagram para mais páginas, use recursos como o Linktree. Esse tipo de recursos é valioso, pois você pode dar opções para que seus seguidores achem o que necessitam com maior facilidade; seja ele seu blog, página no Facebook, blog, entre outros.
Instagram Shopping
Se você deseja vender pelo Instagram, você certamente já ouviu falar do Instagram shopping. Então, se você ainda não ouviu falar e não sabe como usar, fique atento às dicas que te daremos para que você use essa ferramenta essencial para suas vendas no Instagram da melhor maneira possível. O princípio básico dessa funcionalidade é que as publicações poderão ter links diretos para produtos específicos dentro do seu site.
Primeiramente, para ter acesso a esse recurso, você deve seguir alguns requisitos básicos;
- ter um perfil comercial,
- ter um e-commerce (pois o Instagram não processa as compras, apenas redireciona o usuário para seu site),
- os produtos precisam ser físicos e de acordo com as políticas e diretrizes comerciais da plataforma,
- sua empresa deve estar localizada no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, ou Espanha,
- seu perfil comercial deve estar conectado a um catálogo no Facebook Business.
Então, para cadastrar seus produtos e vender pelo Instagram, vá ao Gerenciador de negócios da página da sua empresa no Facebook. Assim, agora basta fazer o cadastro dos seus produtos e começar a traçar suas estratégias!
Hashtags
As hashtags são uma valiosa ferramenta que o Instagram oferece para potencializar seu perfil e fazer com as pessoas te achem nessa rede. Assim, um bom trabalho com hashtags fará com que seu trabalho seja amplamente difundido e, consequentemente, as pessoas te encontrarão nessa rede com maior facilidade. Então, trace bem as suas estratégias e não deixe de usar bem esse recurso extremamente importante que o Instagram nos oferece.
Por fim, outra tática que você pode utilizar é procurar hashtags que estão relacionadas ao seu perfil. No momento em que você realiza uma busca tags no Instagram, é possível explorar termos relacionados ao que você procurou inicialmente. Dessa maneira, você poderá ter uma noção muito melhor do que as pessoas andam buscando e quais hashtags estão em alta.
Anuncie com o Instagram Ads
Anunciar no Instagram pode ser uma estratégia que vai te ajudar nas suas estratégias para o aumento das suas conversões. No entanto, é preciso se dedicar bem e pensar nas suas ações de anúncio de maneira inteligente para que aquilo te gere retorno real. Após traçar seu plano estratégico de marketing de anúncios, você também precisará acompanhar as métricas que o Instagram te fornece para analisar se as táticas adotadas estão trazendo os resultados que você esperava. Afinal, uma estratégia sem retorno se torna uma perda de tempo e dinheiro.
Como anunciar no Instagram pelo Facebook
A primeira forma de anunciar no Instagram é através da própria plataforma do Facebook. Você pode fazer o seu anúncio inteiramente pelo Gerenciador de Negócios e escolher que ele seja também veiculado no Instagram. No caso, essa seria a opção mais completa, detalhada e personalizada de fazer um anúncio, pois a plataforma do Gerenciador de Anúncios é extremamente completa, é até mesmo possível fazer testes AB e segmentar melhor os seus públicos.
Como anunciar diretamente no Instagram
No entanto, outra opção é criar o anúncio diretamente no Instagram. Dessa maneira, você irá escolher uma de suas publicações para promover. Então, após escolher qual de suas publicações irá promover, você deverá escolher para onde direcionar as pessoas que clicarem na sua publicidade. Existem 3 opções, sendo elas; para o seu perfil, para o seu site e para sua caixa de mensagens do Instagram (mais conhecido como direct).
Assim, na etapa seguinte, você deverá selecionar o seu público alvo. Há a opção de fazer a segmentação de maneira automática. No entanto, esse método de seleção de público não é recomendado. Então, faça sua segmentação de forma manual e tente refletir a maior quantidade de dados da sua persona. A plataforma te dá a oportunidade de escolher diversos aspectos do público alvo da sua campanha como; localização, interesses, idade e gênero.
Por fim, para começar a anunciar pelo Instagram de forma inteligente, você precisa apenas definir o seu orçamento diário e quantos dias você quer que sua campanha dure. Durante esse processo, o Instagram fornece quantas pessoas, em média, seu anúncio irá alcançar, levando em consideração o seu orçamento e a segmentação que você criou. E não se preocupe; você pode pausar a campanha no momento em que quiser, mesmo que o prazo estipulado por você não tenha finalizado ainda.
Dicas finais: o que fazer para vender mais pelo Instagram
Sabemos que ganhar mais seguidores no Instagram é essencial para começar a aumentar seu volume de vendas por essa plataforma. No entanto, tome muito cuidado com as estratégias que você adota para conseguir novos seguidores. Caso você siga muitas pessoas e um curto espaço de tempo, isso poderá ser interpretado como uma violação às diretrizes do Instagram e sua conta poderá ser bloqueada. Então, tenha bom senso e fique sempre atento a isso.
Mas existem muitas outras formas de conseguir seguidores no Instagram. Como dissemos anteriormente, as hashtags são uma estratégia muito valiosa. Além disso, o algoritmo do Instagram avalia sua atuação na plataforma e, dependendo disso, recomenda você para outros usuários ou não. Então, uma dica aqui, por exemplo, é responder os comentários nas primeiras horas em que eles são publicados. Assim, o algoritmo reconhecerá o seu conteúdo como relevante e vai apresentá-lo para uma audiência maior.
Por fim, faça as publicações em horário estratégico. Aqui, o ideal é que você faça um mapeamento da faixa de horário em que suas publicações geram maior engajamento. Assim, isso vai depender muito do seu nicho de atuação. Se você tiver uma empresa de moda ou entretenimento, por exemplo, é provável que ele tenha maior acessos à noite e durante do horário de almoço. No entanto, se sua empresa é do tipo B2B, o horário comercial é mais propenso para engajamento.
Esperamos que você consiga vender pelo Instagram com muito sucesso após a leitura das nossas dicas. Ficou alguma dúvida? Deixe para a gente nos comentários, será um prazer te ajudar. Gostou do conteúdo? Compartilhe!