3 motivos para aplicar gatilhos mentais na sua estratégia de marketing

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Publicado em: 22 de agosto de 2023

De uma forma bem direta, podemos dizer que os gatilhos mentais são estímulos e técnicas de persuasão utilizados em discursos variados para influenciar o comportamento de uma pessoa. Dessa forma, são usados para provocar ações e, principalmente, fazer com que decisões sejam tomadas.

Os gatilhos mentais não são novidades. Há algum tempo já são utilizados em e-mails, cartas de vendas, sites, blogs, landings pages, vídeos e até mesmo em posts nas redes sociais. No entanto, ainda existem algumas pessoas que desconhecem os motivos para colocar essas técnicas em suas ações de marketing digital.

Como utilizar gatilhos mentais no e-mail marketing?

Por isso, nesse conteúdo vamos apresentar os 3 motivos para começar a utilizar gatilhos mentais agora mesmo em sua estratégia de marketing digital. Leia até o final e entenda cada um:

1. Os gatilhos mentais são essenciais para aumentar a conversão

O primeiro motivo está relacionado com um desafio presente no dia a dia de boa parte dos profissionais de marketing: converter um lead em cliente. Nesse sentido, podemos afirmar que os gatilhos mentais são fundamentais para a otimização desse processo.

Esses recursos são formas interessantes de explorar aspectos psicológicos e comportamentais das pessoas, permitindo que as comunicações consigam influenciar em decisões fundamentais.

Ao utilizar esses gatilhos corretamente você garante que cada mensagem tenha mais chance de despertar o interesse, criar conexões emocionais e gerar uma resposta mais rápida e positiva por parte da sua pessoa.

Para aumentar a conversão por meio dessa estratégia, elementos discursivos envolvendo gatilhos da urgência, escassez e autoridade são sempre utilizados.

2. Os gatilhos mentais servem para despertar emoções

Motivos para aplicar gatilhos mentais na sua estratégia de marketing

 

O segundo motivo lida com um aspecto fundamental para qualquer venda e conversão: o poder das emoções na hora de tomar uma decisão.

Não tem como negar a importância da conexão emocional com os usuários do seu produto ou serviço, diversos estudos confirmam que ao estabelecer uma conexão emocional com uma marca, as pessoas tendem a lembrar por mais tempo de uma mensagem ou oferta.

Além disso, esse fator é essencial para que elas tenham uma experiência mais significativa, ficando mais propensas a escolherem por essa marca, realizando uma compra ou compartilhando um conteúdo em uma rede social.

Isso quer dizer que ao criar uma comunicação que utilize gatilhos mentais que provocam sentimentos e conexões emocionais, as marcas podem construir relacionamentos mais profundos e significativos com a persona, o que pode contribuir para um maior engajamento e melhores resultados de negócios.

3. Ajudam a deixar seu produto ou serviço mais atrativo

De forma bem direta, podemos dizer que os gatilhos mentais são poderosas ferramentas que permitem às marcas comunicar os atributos e benefícios do produto ou serviço de maneira mais atraente e persuasiva.

Uma das formas mais práticas para entender esse motivo é analisar o gatilho mental conhecido como prova social. Essa técnica é baseada na premissa de que as pessoas tendem a tomar decisões e se comportar de acordo com o que percebem que outras pessoas estão fazendo ou aprovando.

Assim, o grande objetivo desse recurso é demonstrar que outras pessoas já estão utilizando um produto e serviço e estão realmente acabando com uma dor a partir dessa solução. Assim, esse gatilho serve para criar uma sensação de confiança e validação, tornando um produto ou serviço mais atrativo.

Como começar a usar os gatilhos mentais

Esses são os 3 motivos básicos para começar a aplicar gatilhos mentais em sua estratégia de marketing digital agora mesmo. É importante dizer que, em uma pesquisa rápida, é possível encontrar casas de empresas que tiveram sucesso utilizando esse recurso em suas comunicações.

É claro que, como sempre falamos aqui na Assoweb, não existe uma fórmula mágica. Esses recursos devem ser utilizados a partir de um planejamento, fazendo com que gatilho mental seja pensado para sua persona e colocado em uma comunicação bem estruturada em um momento certo do funil.

Em uma estratégia de Inbound Marketing, algumas comunicações são mais propensas ao uso dos gatilhos mentais, afinal, são pensadas para a conversão ou algum outro motivo que, tradicionalmente, não envolve apenas a educação sobre um assunto.

Por isso, realizar um planejamento é essencial para utilizar os gatilhos mentais de forma correta. Aqui na Assoweb você encontra ajuda para criar essa estratégia e otimizar suas campanhas e comunicações, veja em nosso blog mais conteúdos sobre o assunto ou entre em contato para uma consultoria específica.

Apaixonada por viver e pela minha família! Gosto muito de trabalhar, escrever, assistir filmes e de café. Na verdade amo café! Sou cofundadora da Agência Assoweb e me dedico ativamente ao sucesso dos meus clientes. ??

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