Uma das principais formas de contar com uma estrutura saudável de marketing é utilizando estratégias como Inbound Marketing para aquisição de leads. Por isso, nos últimos anos, a necessidade de montar um bom planejamento de marketing de conteúdo se transformou em uma realidade para muitas empresas e profissionais.
Sabemos que não basta apenas criar conteúdo, é necessário uma estratégia para que esse conteúdo realmente apresente bons resultados e seja relevante para o negócio. Por isso, a seguir, você confere os 6 passos básicos para montar um planejamento de marketing de conteúdo. Confira:
Estabeleça objetivos para seu planejamento de marketing de conteúdo
Para começarmos, é fundamental pensar nos objetivos desse planejamento ou mesmo na utilização dessa estratégia. Fazer conteúdo por fazer é arriscado e pode influenciar no sucesso da sua estratégia.
Um dos grandes objetivos de quem começa uma estratégia de produção de conteúdo é atrair tráfego orgânico para o site, isso pode ser alcançado com um bom volume de produção e com estratégias bem realizadas, sobretudo de SEO.
Por outro lado, há quem pense em conteúdos para publicação de notícias sobre o mercado, atualização sobre as novidades da empresa ou mesmo como estrutura educacional para um produto ou serviço.
Independente do objetivo, o primeiro passo é definir qual será.
Definição da persona: a base do planejamento do marketing de conteúdo
Depois da definição dos objetivos, o próximo passo do planejamento de marketing de conteúdo é a criação das personas. Afinal, não basta criar conteúdo, é preciso pensar na pessoa e no público a quem se destina esses artigos, vídeos e outros posts.
Personas são personagens fictícios que apresentam as principais características do cliente ideal do seu negócio. Para chegar a esse perfil, é preciso realizar pesquisas, estudar a base e entender detalhes como: comportamento de consumo de conteúdo e de compra, desafios, dores, interesses, hobbies, canais de comunicação, etc.
Defina a jornada de conteúdo da sua estratégia
Tradicionalmente, os conteúdos são pensados com base na estrutura de topo, meio e fundo do funil. Sabemos que, hoje em dia, os conteúdos podem ser híbridos e podem contar com características de mais de uma etapa dessa jornada.
No entanto, na hora de realizar o planejamento de marketing de conteúdo é importante definir essa jornada. Desenhar os principais tópicos de cada etapa desse funil permite que com que você crie conteúdos condizentes com a jornada da persona de uma forma harmônica e pensanda na evolução dentro desse fluxo.
Calendário de publicações do planejamento de marketing de conteúdo
Depois desses passos, é chegada a hora de montar seu calendário editorial. Isso quer dizer que você precisa pensar e definir as postagens, pensando em detalhes como frequência, variedade e diversidade de conteúdos.
Esse calendário é fundamental para dar mais previsibilidade ao processo e para ajudar na análise dos resultados de cada estratégia, e também irá ajudar na produção dos conteúdos. Além disso, esse calendário é fundamental para que você estabeleça suas rotinas rotinas, principalmente a de otimização.
Planeje as otimizações
Como falamos sobre otimizações, é importante destacar que esse ponto também deve estar presente no planejamento de marketing de conteúdo. Não basta apenas criar o conteúdo e postá-lo, é preciso esforço constante para otimizar esse material e fazer com que ele alcance e se mantenha nas primeiras posições dos resultados do Google.
Para isso, otimizações como inserção de mídias (como vídeo), atualização do conteúdo e processos de linkagem interna e externa são fundamentais. Quando essas ações já estão previstas no planejamento, fica mais fácil destinar esforço para executá-las, transformando-as em uma parte importante da estrutura de conteúdo.
Por fim, as análises de resultados
Para finalizarmos, uma parte importante da estratégia de marketing de conteúdo é a análise de resultados. Como você definiu um objetivo no começo, agora precisará destinar tempo para que asmétricas e OKRs (objetivos e resultados chave) sejam analisadas.
Esse processo é fundamental para realização de revisões e otimizações no planejamento, descoberta de erros e também para incremento da produção. Por isso, um bom planejamento deve contar com uma etapa própria para essas análises. Assim, você evita realizar suas estratégias de forma inconstante e incorreta.
O que você achou desses passos? Acha que agora consegue começar a pensar no seu planejamento de marketing de conteúdo? Assine nossa newsletter e acompanhe nosso blog para receber mais dicas para alcançar os melhores resultados em sua estratégia de marketing.