O marketing digital é lembrado pela inovação e tecnologia, não é à toa que é considerado tão dinâmico e desafiador. Porém, nada começa do dia para a noite, existem algumas tendências do marketing digital para 2022 que já sinalizam possíveis novos cenários para este ano.
Entender as tendências do marketing digital ainda no começo do ano é de suma importância para gestores e analistas. Afinal, a análise de tendências é um ponto que deve estar presente em planejamentos, metas e estratégias para que os melhores resultados sejam alcançados ao longo do ano.
Por isso, neste conteúdo, você vai encontrar as 5 tendências do marketing digital para 2022 e, sobretudo, descobre como utilizar cada uma delas em suas ações diárias. Vamos lá?
Próximas Tendências do Marketing Digital
1. Uso de vídeo e de plataformas focadas nesses conteúdos
Não é de hoje que se fala sobre o poder dos conteúdos em vídeo no marketing. O Youtube já é o segundo maior buscador de conteúdo da internet e, em alguns casos, chega a ultrapassar o próprio Google, no entanto, agora nos deparamos também com outras ferramentas de conteúdo focadas em vídeos, como o TikTok e o Instagram por exemplo.
O ano de 2021 foi marcado pelo crescimento exponencial de usuários presentes em plataformas de vídeo como o TikTok, focada em conteúdos de vídeo e com algoritmo que favorece o consumo e criação de conteúdos desses tipo.
Para 2022, a tendência é que essas ferramentas de vídeo chamem ainda mais atenção de consumidores e, consequentemente, de anunciantes e profissionais do marketing. O TikTok por exemplo, já pode ser considerado um grande canal de aquisição e, com o passar do tempo, os resultados que ele pode entregar devem ser ainda melhores.
2. Social selling como tendência do marketing para 2022
O Social Selling não é algo tão novo assim. Há algum tempo o debate sobre a utilização de redes sociais para vendas já é realizad0, e ações para seguir esse caminho já são executadas por grandes empresas.
No entanto, para 2022, o Social Selling chega como uma tendência de marketing e também como um caminho necessário para quem já percebeu o quanto é perigoso depender exclusivamente de anúncios e mídia paga.
O destaque vai para a percepção da importância de influenciadores menores, inclusive aqueles que estão dentro da sua empresa. Então, vale a pena investir na construção de autoridade dentro de um determinado mercado e fazer disso um caminho para aquisição de clientes.
3. Experiência por voz
A utilização de comandos por voz também não é algo novo, pois já estamos acostumados com aplicativos e ferramentas, como a Alexa, que realiza ações com base em comandos por voz.
Atualmente, existem ferramentas que possibilitam realizar negociações e transações por comandos de voz. Essas ferramentas são grandes alternativas para incorporar a funcionalidade dos comandos por voz à jornada de compra dos clientes.
Assim, é necessário considerar que os consumidores vão utilizar cada vez mais os comandos por voz para pesquisar e comprar produtos e serviços pela internet.
4. Metaverso como tendência do marketing
Em 2021, o assunto metaverso explodiu. Empresas como o Facebook anunciaram projetos para a criação de ambientes que integram o mundo físico ao mundo digital, utilizando diversas novas tecnologias para isso.
Ainda nesse ano, acompanhamos lançamentos de músicas, exposições de artes e negociações realizadas totalmente nesses ambientes virtuais. Assim, está na hora de voltar o olhar do marketing para esses universos digitais.
A tendência é de que novos metaversos sejam criados ao longo dos próximos anos, gerando ainda mais possibilidades para impactar usuários e potenciais consumidores que estão presentes nesses ambientes.
Para você ter uma ideia, hoje já é possível comprar espaços publicitários, lotes, artes, músicas ou até mesmo gerar o seu próprio conteúdo nesses universos digitais.
5. Marketing de conteúdo
Há anos o marketing de conteúdo não sai de moda. Por isso, ao longo dos anos ele se consolidou como uma das mais importantes estratégias de marketing digital. E esse ano deve crescer ainda mais como uma das principais formas de converter, relacionar e atrair clientes.
O motivo é bem simples: sabemos que as pessoas buscam cada vez mais conteúdos. Para este ano, o desafio é gerar conteúdo autoral e de qualidade que te ajude a se destacar no mercado.
Por isso, se você contar com bons parceiros e uma boa estratégia realmente bem planejada de Inbound Marketing, você tende a sair na frente e a estar mais preparado para alcançar as melhores posições.
Essas são as principais tendências do marketing digital para este ano. Quer saber mais sobre Marketing Digital? Acompanhe nosso blog para saber tudo que é novidade nesse mercado e que pode impactar sua estratégia de marketing.