Você sabe como funciona o funil de vendas no Inbound Marketing? Se você está começando uma estratégia de conteúdo, certamente já encontrou esse termo por aí, afinal, é um dos conceitos centrais dessa modalidade.
É isso mesmo, há uma certeza que podemos compartilhar no mundo do marketing digital. É que o funil de vendas no Inbound Marketing é um dos responsáveis por fazer com que sua estratégia tenha sucesso.
Por isso, se você ainda não entende bem esse conceito, ao longo desse texto você vai saber:
- O que é funil de vendas no Inbound Marketing;
- Quais são as etapas do funil de vendas no Inbound Marketing;
- A importância do funil de vendas no Inbound Marketing.
O que é funil de vendas no Inbound Marketing?
No Inbound Marketing, o funil de vendas é o nome dado ao processo de acompanhamento do usuário na busca pela solução para um problema.
Podemos dizer que é o registro da jornada de uma pessoa. Começando pelo momento em que ela sequer sabe que existe um problema, passando pela definição da solução, o momento em que ela se transforma em um cliente. Enfim, chegando até a pós-venda, momento em que ela passa a consumir conteúdo para auxiliar na utilização dessa solução.
O funil de vendas no Inbound Marketing não é um conceito novo. A ideia de dividir em etapas todos os momentos de contato entre cliente/usuário e empresa/blog já era utilizado em estratégias offline.
No entanto, com a popularização do Inbound Marketing, o funil de venda passou a ocupar um lugar central para o planejamento estratégico. Afinal, entender essas etapas é fundamental para criar conteúdo de valor e alcançar resultados.
A seguir, vamos falar sobre as etapas do funil de vendas no Inbound Marketing, confira:
Quais são as etapas do funil de vendas no Inbound Marketing?
Embora existam diferentes definições para essas etapas, a maioria dessas divisões tem como base a jornada do cliente, levando em consideração o problema que possui.
Assim, a divisão mais tradicional do funil de vendas no Inbound Marketing considera que as etapas são:
Topo de funil: aprendizado e descoberta
Essa é a etapa em que acontece a descoberta de um problema e onde o usuário entende sobre essa dor. Olhando para uma estratégia de Inbound Marketing, podemos dizer que essa é a etapa responsável por colocar o maior número de pessoas dentro do fluxo, pois aqui o foco é fornecer informações sobre as dores de sua persona.
Meio de funil: reconhecimento do problema e consideração da solução
Nessa etapa do funil de vendas no Inbound Marketing o usuário já obteve informações sobre o seu problema e entendeu que realmente essa dor está presente em seu dia a dia.
Nesse estágio, já podemos chamar esse usuário de lead, afinal, é interessante que aqui você já tenha dados sobre essa pessoa (nome, e-mail ou telefone, para começar).
Essa é a etapa em que acontece a apresentação de algumas soluções para essa dor. É preciso deixar claro que um dos pilares do Inbound Marketing é a educação, então, ensinar sobre as formas de resolver tal questão é mais importante do que vender seu produto ou serviço.
Fundo de funil: decisão de compra
A última etapa é marcada pelo desafio de transformar os leads qualificados em oportunidades de venda e bons contatos para seu time de vendas.
Nessa etapa, toda a relação construída ao longo dos outros estágios serve para que você passe uma imagem de autoridade e transforme-se na melhor solução para um problema.
Para isso, mantenha-se ao lado do lead, mostrando que seu papel é realmente resolver aquela dor.
Importância do funil de vendas no Inbound Marketing
Para o Inbound Marketing, o funil de vendas é a forma mais simples para entender como anda sua máquina de geração de leads, produção de conteúdo e relacionamento com o cliente.
É isso mesmo, a estratégia de Inbound Marketing permite que você realize estas ações em simetria e a estruturação do funil de vendas é a forma de você sempre analisar esse processo.
Dessa forma, entendendo cada etapa é possível levantar os pontos de melhorias e sempre manter uma estratégia que permita que o Inbound Marketing realmente gere resultados.
Portanto, podemos afirmar que esse funil é um dos pilares de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Agora que você entende essa definição, entre em contato conosco e veja como estruturar o funil de vendas no Inbound Marketing para sua empresa.