Inbound Marketing: como saber se a minha estratégia está funcionando

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Publicado em: 3 de novembro de 2021

Contar com uma estratégia de Inbound Marketing que realmente funciona e gera bons resultados é o desejo de todas as empresas e desafio diário dos profissionais responsáveis por esse processo tão importante. 

No entanto, sabemos que a realidade é um pouco cruel com algumas empresas e, nesses casos, muitas vezes, o que vemos é uma máquina de queimar recursos financeiros ou mesmo de tempo. 

Com isso, a pergunta que fica é: como saber se a sua estratégia de Inbound Marketing está funcionando? Neste conteúdo, você encontra algumas dicas para analisar a operação.  

Objetivo da sua estratégia de Inbound Marketing

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar bem claro qual é o objetivo da sua estratégia de Inbound Marketing. No próximo capítulo, vamos ver que é possível observar e analisar várias métricas, porém, você precisa ter um objetivo principal, aquele que irá ser a base de todas as ações. 

A partir desse objetivo é possível entender quais métricas são mais relevantes e quais ações são necessárias para alcançar os resultados esperados. E, claro, com esse objetivo definido é possível analisar se sua estratégia de Inbound realmente está no caminho certo. 

Vamos imaginar que o objetivo da sua estratégia de Inbound Marketing é aumentar a autoridade da sua empresa no mercado. Analisar a relevância dos conteúdos e materiais, o aumento de convites para projetos, o número de convites para projetos de Link Building e a autoridade do site são boas métricas. 

Por outro lado, métricas como o ROI, nesse caso, pouco dizem sobre o seu objetivo. 

Estratégia de Inbound Marketing: principais métricas

Para o Inbound Marketing, a análise dos resultados é uma das etapas mais importantes. Ainda mais, é nesse momento que todas as ações são revistas e analisadas, entendendo gargalos e pontos de melhoria.

Tráfego

Acompanhar o tráfego do seu site ou blog é uma das principais formas de analisar se a estratégia de Inbound Marketing está funcionando. Quando falamos em tráfego, estamos falando sobre o número de pessoas que acessam seus conteúdos, ou seja, os visitantes. 

Essa métrica é importante para entender se as ações de marketing estão performando bem. Seja na parte orgânica, com posicionamento de conteúdos para palavras-chave adequadas, seja na parte paga, com boas campanhas no Google Ads ou Facebook Ads

Geração de leads

Após o entendimento do tráfego, o desafio é transformar esses visitantes em leads. Portanto, essa métrica informa e permite que você entenda a porcentagem de usuários que interagiram ao ponto de se transformarem em contatos. 

Igualmente, vale ressaltar que podemos destacar também métricas relacionadas à geração de leads qualificados. Nesse caso, identificamos os contatos que têm grandes possibilidades de se transformarem em clientes. 

Vendas

Da mesma forma, embora uma boa estratégia de Inbound Marketing sirva também para educar seu público, não há como negar que um dos grandes objetivos é gerar vendas. Por isso, é preciso sempre contar com métricas para entender a quantidade de vendas geradas a partir dessas ações. 

Aqui, vale a pena ter dados exportados da sua plataforma de vendas, principalmente quando há uma boa integração com a ferramenta de automação de Inbound Marketing

ROI

Por fim, uma métrica que ajuda, e muito, a entender se a sua estratégia de Inbound Marketing está funcionando é o ROI. O retorno sobre o investimento é a forma de você analisar qual o lucro de uma estratégia.

Esse é um dos principais KPIs, pois permite que você veja qual é o retorno financeiro de cada ação realizada.

Deixe de lado as métricas de vaidade

Agora que você sabe quais são as métricas indispensáveis na hora de analisar se a sua estratégia de Inbound Marketing está funcionando, precisamos falar sobre o que não olhar. 

É isso mesmo. É muito comum encontrarmos dados que não oferecem nenhuma informação relevante sobre a estratégia e, geralmente, só servem para inflar o ego ou para esconder resultados reais. 

Nesse ponto, as principais métricas de vaidade são:

  • Curtidas em postagens;
  • Visualizações em vídeos; 
  • Seguidores; 
  • Compartilhamento de postagens. 

Assim também, vale ressaltar que essas métricas podem gerar bons insights. O número de compartilhamento de uma postagem, por exemplo, pode direcionar que você está conseguindo conversar com sua persona e está gerando conteúdo de valor

No entanto, métricas como Roi, taxa de conversão e tráfego permitem obter dados reais sobre a estratégia de Inbound Marketing e permitem que você tome decisões com base em números e não em achismos.  

Então, não há outro caminho, fique de olho nas métricas e garanta que sua estratégia de Inbound Marketing esteja sempre funcionando bem. Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos para te ajudar nesse processo.

Um cara tranquilo que gosta de códigos e estratégia. É empreendedor, co-fundador da Agência Assoweb. Trabalha com SEO, Marketing Digital, Front-end, Back-end e Design. Adora ler, escrever, jogar futebol e tomar café. Ama sua família e é músico nas horas vagas!

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