Independente de qual seja o porte da empresa, o Facebook para empresas é uma estratégia indispensável para captar novos clientes e aumentar o reconhecimento da marca no ambiente digital.
No entanto ao contrário dos perfis pessoais, as fanpages exigem aparência profissional aliada a um conteúdo de qualidade para gerar credibilidade.
Se a sua empresa possui um perfil, fique calmo que é possível converter perfil em página no Facebook. 😉
Por meio deste artigo, listaremos algumas dicas sobre como ser realmente relevante nas redes sociais.
O que você verá nesse post
1 – Atenção ao nome e à descrição da página do Facebook para empresas
Por mais óbvio que seja preencher o “nome” da fanpage é preciso ter atenção para que seja de forma estratégica.
A principal palavra-chave relativa ao produto ou serviço pode* ser utilizada já no título da página e repetida, com variações, na seção “Sobre”, que é onde acontece a descrição da organização.
*Atenção ao escolher a palavra-chave para complementar a identificação da sua página. Para evitar transtornos, o Facebook resguarda-se de limitar o quantidade de alterações do nome da página em um determinado período de tempo.
Nesse mesmo campo, é recomendável que você informe outras formas de contato com a empresa e utilize uma linguagem atrativa e descomplicada para mostrar qual é o diferencial competitivo em relação à concorrência.
Sendo essas dicas válidas também para a “História”, a qual possui o diferencial de acrescentar uma imagem no cabeçalho dessa sessão.
2 – Personalize a URL da Fanpage
Para facilitar o acesso direto à sua fanpage e para que seja facilmente localizada também através do campo de busca do Facebook, é recomendável que a URL seja personalizada com o nome do empreendimento.
Para editar a URL de sua conta, basta clicar na seção “Sobre” > “Nome do usuário” e selecionar o “Editar”. Pronto: basta que você escreva neste campo a URL personalizada que deseja para a sua página e ela será redefinida.
Vale lembrar que em alguns determinados casos (elegidos pelo próprio Facebook), é necessário que se tenha a imagem do avatar personalizada, a imagem de capa personalizada e no mínimo 25 curtidas na página. Somente após será possível personalizar a URL.
Um outro hack aqui, é justamente convidar seus amigos e familiares para curtirem a sua fanpage, rapidamente você conquistará as 25 curtidas. 😉
3 – Mantenha um padrão visual
Para de fato criar e manter o aspecto profissional na fanpage da marca, é preciso seguir um padrão visual, tanto nas fotos de capa e perfil (avatar) , quanto nas imagens que complementam os posts.
As fotos de capa devem ter a proporção de 851 x 310 pixels em computadores e de 640 x 360 para celulares e tablets, enquanto a foto de perfil deve ser quadrada, geralmente no tamanho de 180 x 180 pixels.
Seguir esses critérios garante que a sua imagem não seja cortada, perdendo alguma informação relevante para o público da empresa, e torna a estética da página mais agradável aos olhos dos internautas que navegarem por ela.
Também nos posts, é aconselhável que as cores sigam a identidade visual, o que contribuirá para a identificação gráfica das publicações da marca por parte dos clientes potenciais. Você pode, por exemplo, utilizar as cores da marca, mas não se sinta preso a isso!
Obviamente a identificação será muito maior nesse caso, mas ouse, brinque, teste e valide o que é o melhor para os seus seguidores também! Nesse caso, o tamanho deve ser de 800 x 800 pixels.
4 – Não despreze os backlinks
Você pode usar o link building a seu favor também nas redes sociais. Se a sua empresa já tem um site ou uma loja virtual, crie links nesses canais que levem à fanpage da organização, visando aumentar o tráfego.
Da mesma forma, você pode informar os links para os outros canais de comunicação institucionais na própria página comercial.
E caso a sua empresa possua alguma parceria, outra boa prática é a marcação desses parceiros comerciais nos posts publicados, no sentido de trocar divulgação de informações entre outras marcas e profissionais do mesmo nicho mercadológico.
Do básico ao avançado
Se a sua empresa possui uma página no Facebook, provavelmente vocês passaram por todas essas etapas. E sim, isso é justamente o básico.
Mas para ir além, avançar com a sua estratégia de marketing, revise todos esses pontos que mencionamos, por parecer óbvio alguns detalhes passam despercebidos.
Quando parametrizados corretamente todos os textos, url, imagens de apresentação e publicação, sua empresa ganhará notoriedade.
Revise, altere, faça todos os hacks aqui mencionados, depois volte para nos contar o quanto melhorou a sua página, ok? 😉
Ah! Quer saber mais sobre marketing nas redes sociais? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis em primeira mão!