Que a internet revolucionou os hábitos de compra dos consumidores, ninguém discorda. Os gestores e empreendedores sabem que ter uma loja online. É indispensável para incrementar as vendas e o relacionamento com o público. Mas você sabe quais são os benefícios de se ter um chat para site no seu e-commerce?
Ao se deparar com o site de sua empresa, o consumidor buscará a maneira mais fácil de fazer contato. Seja para tirar algumas dúvidas ou para buscar informações mais aprofundadas sobre o seu produto ou serviço.
Portanto, o chat online será um aliado no ambiente digital. Assim, tornará esse relacionamento mais fácil, eficiente e instantâneo.
A seguir, listamos algumas vantagens que a ferramenta traz para as organizações. Confira!
O que você verá nesse post
Benefícios do chat para o seu site
A interação online entre as marcas e o seus públicos, inclusive no pós-venda, colabora para a construção de uma boa relação. Além disso, é essencial nos dias de hoje, onde o contato direto está (e deve estar na palma da mão. Abaixo apresentamos melhor essas vantagens, confira!
1 – Agiliza o atendimento ao público
Com a ferramenta de bate-papo ativa em sua loja virtual (ou até mesmo no seu site institucional), o acesso dos internautas às informações que eles precisam e não encontraram em um primeiro momento, será facilitado.
Isso porque ele poderá conversar com alguém da empresa no mesmo ambiente em que estiver navegando, em alguns casos em tempo real.
Ou seja, se houver um profissional dedicado ao serviço de atendimento ao consumidor online (SAC 2.0), é bem provável que o tempo de resposta ao cliente seja bem curto. Assim, é possível retê-lo e conduzi-lo à próxima etapa do funil de vendas. Dessa forma, colaborando para que ele feche negócio com a sua marca, em detrimento da concorrência.
2 – O chat para site humaniza o contato com o cliente
Outra vantagem relacionada ao atendimento, está no fato de que é possível dialogar com a sua clientela de maneira mais direta e humanizada. Assim, é possível dispensar formalidades excessivas, criando proximidade com o cliente.
Isso gera empatia pela marca e faz com que os consumidores escolham o seu produto ou serviço. Além disso, também elogiem o seu negócio para amigos e familiares, gerando um buzz marketing positivo.
O uso de mensagens automáticas também pode ser levado em consideração. Caso o volume de solicitações de informações por parte do internauta seja muito grande ou caso a sua empresa ainda não tenha uma equipe focada nesse setor.
Mas lembre-se: nunca deixe o consumidor sem a resposta de que necessita.
3 – Gera economia
O chat online pode ser usado como alternativa aos meios de contato tradicionais e, em alguns casos, até substituí-los completamente.
No caso de empresas que possuem call centers, com a adoção do atendimento virtual o setor ficará desafogado. Pois dúvidas menos complexas poderão ser respondidas no próprio site da organização.
Além disso, os chats online são mais baratos e geram economia. Em alguns casos, de mais de 50% em relação a uma ligação telefônica convencional.
Pelos aspectos acima mencionados, ficam evidentes as vantagens de se investir em chat online no seu e-commerce, não é mesmo?
O atendimento ágil e descomplicado via internet certamente é um diferencial competitivo no mercado. Afinal as marcas precisam se adaptar à revolução digital e entender como elas mudaram a jornada de compra para continuarem fortes e lucrativas.
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