Já faz um tempo que o seu site não performa como antes? Ou pior, você investiu em um site novo, pensou em cada detalhe e ele não está trazendo os resultados esperados? Pois é, isso acontece com muitas empresas que deixam os seus sites de lado se esquecendo que a audiência exige uma experiência cada vez mais incrível.
Taxa de conversão baixa
O Rafael Damasceno tem uma frase que eu gosto muito. “Visitante que não converte é custo”. Pense bem, se você investe para ter um site bem acessado na esperança de obter bons resultados e no final das contas não há nenhuma conversão (Preenchimento de formulários, consumo de conteúdo, Download de E-books, Inscrições, Etc.), isso se torna um grande prejuízo.
Quando percebemos que o site possui acessos, mas não gera conversões, com certeza é um sinal de que seu site precisa de mudanças. Neste caso, geralmente o problema está associado ao design do site, que pode conter muitos elementos de distração. Além disso, problemas com estrutura e qualidade do seu conteúdo também podem influenciar.
O ideal é que o visitante seja guiado para a conversão, de forma natural, através do seu conteúdo e design da página. Se não for assim, você terá muitos acessos, mas poucas conversões. Vejamos o exemplo a seguir. Numa rápida pesquisa, eu digitei no Google “Abertura de conta corrente” e abri os três primeiros resultados. Bradesco (1), Itaú (2) e Caixa (3). Veja:
Acessando o primeiro resultado, encontrei uma página com vários pontos de distração e que, na verdade, era uma página que não direcionava o visitante diretamente para o que ele pesquisou. Nosso cérebro é treinado para perceber todos os ativos ao seu redor, isso significa que você irá prestar atenção em tudo, mesmo que inconscientemente. Veja:
Diferentemente, as páginas do segundo (Itaú) e terceiro (Caixa) resultados, possuem uma proposta melhor oferecendo diretamente o conteúdo pesquisado e guiando o visitante à conversão por meio do design e conteúdo. Veja a página do Itaú, por exemplo, que já oferece um formulário para o preenchimento em uma página com poucos pontos de distração. O legal é que o interessado é orientado à conversão diretamente, logo após o acesso, sem precisar navegar e se distrair. Veja:
E também uma opção com conteúdo educativo explicativo, mostrando benefícios, com uma abordagem diferente para a conversão. Mas ainda sim, com conteúdo relevante e guiando o usuário ao consumo do conteúdo e conversão. Veja:
Acredito que ficou mais do que claro o quanto é importante o seu site ter uma boa estratégia de conversão definida. O impacto do design aqui é muito grande.
Dicas para melhorar sua taxa de conversão
- Evite páginas com vários ativos de distração.
- Foque o conteúdo da página em um assunto específico.
- Facilite a conversão com o uso de cores e tamanhos.
- Procure melhorar seu conteúdo e o call-to-action.
Tempo de carregamento do site elevado
Ponto importante da otimização de sites, esse tem sido um dos fatores mais importantes para o Google quando falamos de SEO devido à importância da experiência do usuário. Um site rápido facilita a vida de usuários de dispositivos móveis, consome menos banda e bateria, além de ser bom para o SEO.
Outra observação interessante sobre o tempo de carregamento é a desistência do visitante. Afinal, ninguém tem paciência (nem tempo) de ficar navegando em site lento.
Aqui, o ideal é o site estar bem desenvolvido, de forma inteligente e com bom código. Um bom servidor também é muito importante. As pessoas tendem a não dar a devida importância ao servidor, o que é um grande erro. O servidor é parte importantíssima do seu projeto web, pois ele está ligado a aspectos como segurança, estabilidade, velocidade, entre outras coisas. Utilizar um bom serviço de CDN também é legal.
Dicas para deixar seu site mais rápido
- Utilize um bom servidor
- Tenha um código limpo e bem desenvolvido.
- Utilize javascript com inteligência.
- Tenha um bom CDN.
- Crie regras para utilização de cache.
- Otimize as imagens do seu site para web e com base na tela.
Péssima experiência mobile
Voltando à questão da experiência do usuário é bom dizer que, hoje, quem não entrega uma boa experiência, está fadado ao fracasso. Não importa se é online ou físico. E quando falamos de web, não tem como não falarmos de mobile. Não adianta fazer um site que seja meramente responsivo. Você precisa ter um site adaptado ao mobile. Ele precisa ser rápido, ter o design estrategicamente alinhado e facilitar a conversão com maestria.
Ninguém fará conversão pelo dispositivo móvel se essa tarefa for complicada. Teste o seu site e veja como é navegar nele pelo seu smartphone, veja se é fácil fazer um contato, se os links e botões funcionam bem, se os banners são touchscreen, entre outras coisas.
Dicas para melhorar a Experiência Mobile do seu site
- Tenha um site responsivo bem feito e bem pensado.
- Otimize o conteúdo.
- Reduza os passos para a conversão.
- Otimize o tempo de carregamento.
- Deixe a leitura mais agradável com fontes adequadas.
- Crie botões que possam ser clicados facilmente.
- Teste seu site na Ferramenta de Mobile-Friendly do Google.
- Tenha um menu que funcione bem.
- Teste seu site em dispositivos móveis reais e em mais de um dispositivo.
- Cheque a compatibilidade para iOS e Android.
Baixa performance de Links Patrocinados
Esse é um bom indicador de problema no seu site. Claro que o insucesso de uma campanha pode estar associado à muitas coisas como, por exemplo, a qualidade da campanha. Mas algo que geralmente indica problemas é o índice de qualidade dos anúncios que leva (e muito) em conta a qualidade da página de destino.
Ou seja, se a página em que o usuário é levado após clicar no anúncio não proporcionar uma boa experiência, seus anúncios tendem a ser mais caros e podem nem ser liberados para veiculação.
Como eu disse, não podemos limitar o sucesso ou insucesso das campanhas a somente esse fator, mas um site ruim tende a performar menos nos anúncios do Google Adwords.
Design e Comunicação Visual de baixa qualidade
Como vimos no primeiro item, sobre conversões, o design orienta o visitante e tem o poder de deixar tudo melhor e mais agradável. Uma das coisas mais fundamentais é o trabalho com cores. Elas são usadas em várias situações como a referência da identidade visual, a leveza do website, a parte cognitiva que ajuda no processo de conversão.
Outro ponto importante é padrão do site, definido na parte de layout, que ajuda o usuário a entender melhor o site e isso torna a navegação mais intuitiva. Além de tudo isso, utilizamos a comunicação visual e o design para trabalhar a marca e sua identidade, construindo um processo de confiança ao longo do tempo.
A confiança é construída com a soma de pequenos detalhes e apesar de não ser uma estratégia de curto prazo, vale sempre destacar que o site precisa construir autoridade frente ao seu mercado.
Concluindo
Espero que este artigo ajude você a identificar problemas e o guie na solução dos mesmos. Obviamente que temos outros fatores e cada caso deve ser muito bem avaliado. Mas com certeza, se você se atentar para estes fatores, terá um site melhor para sua audiência e que irá gerar bons resultados. E caso você tenha alguma dica legal, comenta aí!