5 coisas que ninguém te contou sobre Google Ads

Escrito por

Publicado em: 28 de abril de 2021

O Google Ads é uma das principais ferramentas utilizadas por profissionais que desejam obter bons resultados em suas campanhas de marketing digital. 

Não é nenhuma novidade, a plataforma de anúncios do Google, que já foi chamada de Google AdWords, é muito conhecida por todos envolvidos nesse universo. Em contrapartida, há alguns detalhes que poucas pessoas gostam de contar e que fazem muita diferença nos resultados das campanhas. 

Aprenda 5 coisas sobre Google Ads que ninguém te contou!

Você vai ver que essas dicas estão relacionadas com:

  • Definição de palavras-chave; 
  • Segmentação de sua audiência para Google Ads; 
  • Alinhamento entre anúncios e páginas; 
  • Testagem de diferentes anúncios; 
  • Importância de métricas em campanhas de Google Ads. 

Então, a seguir você confere 5 hacks do Google Ads, detalhes que vão te ajudar a conseguir os resultados que espera, seja para geração de leads ou conversão e vendas. 

1. Importância do trabalho com palavras-chave

Ao definir a estratégia de sua campanha no Google Ads, é fundamental analisar dados sobre as palavras-chave que serão usadas. Ou seja, entender exatamente quais são os termos mais buscados sobre o assunto é o primeiro passo, mas, para ter bons resultados, você não pode parar por aí. 

A palavra-chave escolhida precisa ter relação com o objetivo do seu público e com as dores dessa persona. Ou seja, isso quer dizer que é preciso pensar em quais termos são usados pelas pessoas para procurarem o que você está anunciando. 

Quando o assunto é palavra-chave em Google Ads, algumas boas práticas são:

  • Palavras-chave negativas: esse processo permite que você elimine os termos que não possuem relação com sua marca ou produto. Utilize isso para eliminar aquelas alternativas que não vão atrair o público que você espera ou que podem comprometer o sucesso da sua campanha. 
  • Adicione o nome dos seus concorrentes como palavras-chave: essa é uma prática comum, que serve para você alcançar potenciais clientes que pesquisam por seus concorrentes. 

2. Google Ads é segmentação de audiência

É possível falar que uma das primeiras coisas que todo profissional responsável por campanhas pensa ao ouvir Google Ads é segmentação de audiência.  

A falta de atenção a esse processo pode fazer com suas campanhas estejam fadadas ao fracasso e que você “queime dinheiro” rapidamente anunciando para um público errado. Por isso, a segmentação de público é algo primordial. 

Assim, ter atenção aos detalhes mais básicos, como localização geográfica e idioma são passos essenciais. Entretanto, você pode ir além, definindo dispositivos ou ainda selecionando usuários que já tiveram contato com alguma pagina, no caso de uma estratégia de remarketing.

Além disso, um outro detalhe muito importante para segmentação de audiência em campanhas de Google Ads é conhecer sua persona. Afinal, quanto mais você entende seu público, mais consegue dados para criar uma audiência com maior potencial de conversão. 

3. Alinhamento entre anúncios e páginas

Seu anúncio precisa estar alinhado com a página de destino. Por isso, seja a página de um produto, a página inicial do seu site ou mesmo uma landing-page específica, o anúncio precisa ser coerente. 

Um erro muito comum é fazer campanhas que não se relacionam com seu objetivo e com sua estratégia. Assim, o resultado direto disso é uma falha em gerar leads qualificados, novamente, muitas vezes, essas campanhas só servem para fazer com que seu time de marketing gaste dinheiro e não alcance os resultados desejados. 

4. Experimentar novos anúncios 

Experimentar novos formatos, trocar design e copy são rotinas fundamentais para otimizar suas campanhas e fazer com que continuem performando bem. Assim, o recomendado é que você faça testes A/B mudando elementos, seja nos anúncios, nas páginas ou mesmo na operação. 

A tendência é que, com o tempo, seus anúncios fiquem “desgastados”. Isso quer dizer que vários usuários já foram impactados e não interagiram com o anúncio. Assim, essa nova produção é fundamental para a oxigenação da campanha e também ajuda a evitar que sua conversão fique muito cara. 

5. Para fazer Google Ads é necessário ficar de olho nas métricas

Por fim, é preciso falar que, tão importante quanto a realização da campanha é a mensuração dos resultados e a definição de KPIs.

Entender a performance da sua campanha no Google Ads, o que inclusive pode ser feito por meio de relatórios do próprio Google, permite que você conte sempre com dados e tenha informações para otimizar e impulsionar anúncios que estão alcançando bons resultados. 

Agora que você conhece esses hacks para Google Ads, certamente consegue criar campanhas com maior potencial de bons resultados. Porém, para receber mais dicas, inscreva-se em nosso Blog e receba todas as novidades. 

Um cara tranquilo que gosta de códigos e estratégia. É empreendedor, co-fundador da Agência Assoweb. Trabalha com SEO, Marketing Digital, Front-end, Back-end e Design. Adora ler, escrever, jogar futebol e tomar café. Ama sua família e é músico nas horas vagas!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Assoweb a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.