Qual a forma de criar conteúdos de valor? Como impactar usuários com artigos, blogposts, e-books e postagens relevantes? De que maneira criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo? E como conseguir mais leads qualificados para o time de vendas?
Essas são perguntas frequentes que estão presentes na rotina de profissionais que têm como objetivo atrair clientes através do marketing digital. Como não existe uma fórmula mágica para criar conteúdos de valor, separamos 5 dicas para te ajudar nesse desafio.
5 dicas para criar conteúdos de valor
Como falamos, não existe uma fórmula mágica. Copiar conteúdos é um processo que não funciona e que ainda prejudica a imagem do seu blog, rede social ou site, então, antes de qualquer coisa, é necessário autenticidade.
Com isso em mente, as 5 dicas a seguir são bons pontos de partida para você planejar a sua estratégia de Inbound Marketing e criar conteúdos de valor.
1. Sempre pense na sua persona
Todo o planejamento do marketing digital de uma empresa deve ser realizado levando em consideração a jornada de aprendizado e de compra da sua persona. Para lembrarmos rapidamente desse conceito, podemos definir como a representação fiel do cliente ideal.
Portanto, a primeira dica é saber exatamente quais são as dores, interesses e desejos da persona, além de saber exatamente o seu objetivo nessa jornada.
Então, nada de produzir conteúdo seguindo somente aquilo que você acha que é certo. É necessário saber o que seus clientes estão pesquisando e produzir de acordo com essa demanda.
2. Faça uma boa pesquisa de palavra-chave
Já que falamos em saber o que seus clientes estão falando, precisamos falar sobre as palavras-chave.
Hoje em dia, é possível utilizar ferramentas para entender quais os termos mais procurados e filtrar aqueles que são utilizados para chegar até o mercado.
A boa notícia é que existem ferramentas gratuitas e muito simples. Afinal, esse processo é fundamental para determinar se o conteúdo vai realmente chegar até seu cliente.
3. Não fuja da temática que você domina
Um dos principais erros é fugir da temática do seu blog, que está relacionada com a sua atuação ou mesmo que engloba a solução.
Muitas pessoas entendem essa dica como a criação de uma linha editorial. No entanto, podemos ir além e dizer que isso faz parte do planejamento do seu marketing de conteúdo. Entendendo exatamente as demandas da sua persona, fica mais fácil não criar conteúdos que fujam dessa temática.
É importante falarmos que você deve criar conteúdos sobre diversos assuntos, desde que estejam relacionados ao seu nicho de atuação.
4. Utilize linguagem apropriada
O erro de muitas pessoas é acreditar que para criar conteúdo, basta publicar um vídeo, texto ou qualquer postagem aleatória nas redes sociais. Quando o assunto é linguagem apropriada, é importante ter profissionais competentes para criar conteúdo de valor.
É preciso estudo e técnica para entender a linguagem adequada do mercado e, sobretudo, aquela que realmente comunica com seu cliente.
Esse detalhe é fundamental para alcançar resultados, afinal, seja para gerar leads qualificados ou mesmo vender mais é fundamental que você utilize a linguagem do seu cliente.
5. Indique a próxima etapa do funil
Por fim, a última dica serve para você facilitar a vida do usuário que encontra seu conteúdo e deixar ainda mais valioso para ele.
Estamos falando de deixar claro o próximo estágio da jornada. Seja indicando um novo conteúdo ou material, ao deixar o próximo passo você proporciona maior facilidade e contribui para que a solução fique cada vez mais perto.
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